Rio

Cristo Redentor e Palácio Guanabara iluminados de laranja

Data foi criada pela Defesa Civil do Estado para reforçar a importância da cultura de prevenção

O dia 29 de novembro é o Dia Estadual de Redução de Riscos de Desastres. Para marcar a data, a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) realizou uma série de ações com o objetivo de reforçar a importância da cultura de prevenção na sociedade. Nesta segunda-feira, o Cristo Redentor e o Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro, foram iluminados de laranja.

Este é o décimo ano consecutivo de atividades. O calendário conta com exercícios simulados e culmina com o lançamento do Plano de Contingência para Chuvas de Verão, em dezembro.

A Sedec-RJ trabalha de forma integrada com outras secretarias e órgãos do Governo do Estado do Rio de Janeiro para traçar estratégias de adoção de ações preventivas a desastres no território fluminense. O planejamento é fruto da análise de cenários de risco e tem como objetivo garantir medidas efetivas e proteção à população, além de reduzir danos e prejuízos.

Ao longo do ano, uma série de atividades de preparação, orientação e capacitação, em conjunto com outros órgãos e com os 92 municípios do RJ. Este fim de semana foram realizados testes com mais de 230 sirenes em todo o estado e simulados de evacuação em 20 comunidades. Também aconteceram ações com grupos de radioamadores e jipeiros voluntários que apoiam a secretaria em casos de desastres.

“O objetivo deste tipo de ação é mobilizar a sociedade, estimular a cultura da prevenção e reduzir os riscos perante situações emergenciais como deslizamentos e inundações” disse o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

To Top