Saúde

Câncer de Próstata e os impactos na fertilidade

Câncer de Próstata e os impactos na fertilidade

O Novembro Azul simboliza um alerta à prevenção do câncer de próstata que, segundo análise feita pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), é o tipo mais comum entre a população mundial masculina. No Brasil, está em segundo lugar entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

O que algumas pessoas não sabem é que a doença também pode afetar a fertilidade masculina. Isto porque, quando o paciente opta pela cirurgia, acontece a retirada da próstata, das vesículas seminais e de parte do ducto deferente. E, embora o paciente continue produzindo espermatozoide, não é mais possível expeli-lo, o que impede a fecundação de um óvulo.

Nos últimos anos, o número de homens que buscam a paternidade em idade mais avançada vem aumentando e, com isso, o interesse em conhecer os efeitos do envelhecimento na fertilidade masculina também aumenta. Entre os principais motivos, estão os avanços das técnicas da reprodução assistida.

A médica de Niterói, Dra. Cristiane Coelho, especialista em reprodução assistida, afirma: “É necessário um cuidado precoce na saúde sexual dos homens. Atualmente, eles são responsáveis por 40% dos casos de infertilidade entre casais. A boa notícia é que existem técnicas cada vez mais modernas, que permitem a reprodução antes do tratamento oncológico.”

Dra. Cristiane Coelho

O câncer de próstata, em si, não possui grande impacto na fertilidade. Os tratamentos sim. Por isso, o melhor caminho é a prevenção, que envolve dieta saudável e rotina com prática de atividades físicas. Além disso, realizar os exames de toque retal e PSA, anualmente, é fundamental e de extrema importância.