Cidades

Hospital Oceânico vai passar por transição para ter internações clínicas

DCIM100MEDIADJI_0985.JPG
DCIM100MEDIADJI_0985.JPG

A Prefeitura de Niterói vai iniciar a transição do Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino, na Região Oceânica, atualmente utilizado exclusivamente no atendimento a pacientes com Covid-19, para funcionar como unidade geral. A unidade continuará a ser referência no tratamento de pacientes com o novo coronavírus, no entanto, no processo de transição, vai ser utilizado inicialmente como retaguarda para internações clínicas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

O Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino será acionado via Sistema de Regulação (SISREG) para dar suporte a unidades de urgência, como o Hospital Municipal Carlos Tortelly, a Policlínica do Largo da Batalha, a Policlínica da Engenhoca e a Unidade de Urgência Mário Monteiro (UMAM). De acordo com a secretaria municipal de saúde, a transição do hospital para unidade regular só é possível em razão dos resultados alcançados por Niterói no combate à Covid-19.

O prefeito Axel Grael destacou que a cidade tem uma excelente cobertura vacinal contra o coronavírus e disse que Niterói está há sete dias sem o registro de óbitos de pacientes com Covid-19. “Nós estamos fazendo a nossa parte, assim como a população, que continua se vacinando. Tomar a vacina é uma decisão individual com efeito coletivo. Nos próximos dias, vamos divulgar um cronograma para a aplicação da dose de reforço em Niterói”, afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, detalhou que 99,9% dos moradores de Niterói receberam a primeira dose, e que 76% estão com o esquema vacinal completo. O secretário reforçou que, neste momento, é fundamental que pais e responsáveis de adolescentes de 12 a 17 levem os jovens para receberem a segunda dose para completar a imunização. “A aplicação da segunda dose nesta faixa pode ser melhor. É muito importante que estes jovens sejam vacinados para Niterói consolidar ainda mais os bons indicadores do combate à pandemia”, acrescentou o secretário.