Política

Ex-prefeito de Niterói lidera pesquisa em São Gonçalo

Ex-prefeito de Niterói lidera pesquisa em São Gonçalo

Continuando a série de pesquisas regionais com foco nas eleições para governador do Rio de Janeiro no próximo ano, o Instituto Gerp divulgou nesta terça-feira (16), a segunda rodada do levantamento, desta vez entrevistando eleitores de São Gonçalo. Repetindo o resultado da primeira rodada, se a eleição fosse hoje o ex prefeito de Niterói Rodrigo Neves venceria a eleição para governador no primeiro turno entre os eleitores de São Gonçalo.

Pré-candidato a governador, Rodrigo Neves (PDT) desponta com 53% dos votos em São Gonçalo, enquanto o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) aparece em segundo com 25% das intenções de voto, o atual governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), segue em terceiro com 20%, enquanto o deputado federal Paulo Gamine (Novo) e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz (sem partido), aparecem com 1% dos votos.

Pesquisa do Instituto Gerp em São Gonçalo.

No cenário em que o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) é incluído na lista de candidatos, Rodrigo Neves também aparece em primeiro lugar, com 41% dos votos válidos, enquanto Marcelo Freixo aparece em segundo, com 25%, Mourão em terceiro, com 22%, Claudio Castro em quarto com 10% e Paulo Gamine e Felipe Santa Cruz com 1% cada.

Pesquisa do Instituto Gerp em São Gonçalo.

O pré-candidato a governador pelo PDT comentou mais este resultado positivo “Fico feliz com este resultado porque, diferente de outros nomes, estou dedicado à vida acadêmica, e ainda assim estamos sendo lembrados com carinho pela população gonçalense. Eu nasci em São Gonçalo – o médico da minha mãe estava de plantão no Hospital São José no dia em que nasci -, então também tenho um vínculo afetivo com a cidade. Me elegi duas vezes deputado estadual com apoio decisivo dos gonçalenses.
 
Tenho convicção de que São Gonçalo precisa mais do que somente asfalto nas ruas, precisa de um Governo do Estado que funcione, para enfrentar a gravíssima situação da violência e das barricadas de criminosos em quase todos os bairros, precisa de um plano de desenvolvimento para a instalação de novas empresas e indústrias para fazer a cidade voltar a gerar emprego e renda e superar a fome e a pobreza. São Gonçalo espera por um Governador que proporcione investimentos no transporte público com prioridade para Linha 3 do Metrô; que retome e amplie os investimentos em educação em tempo integral, como era na época dos CIEPS que hoje estão abandonados; que invista em saneamento e saúde, como na recuperação do Hospital da Mãe, que está abandonado há tanto tempo pelo Estado.
 
Tenho convicção de que no próximo ano, com a chegada da campanha, vamos ampliar essa votação. E tenho certeza que, no Governo do Estado, podemos fazer em São Gonçalo a transformação positiva que fizemos em Niterói à frente da Prefeitura”.

Entre os entrevistados, apenas 21% disse conversar com parentes e amigos sobre as próximas eleições, enquanto 79% não têm este assunto em vista. Do total de entrevistados, 36% responderam que não votariam nos candidatos apresentados e 10% não souberam ou não responderam. O levantamento foi realizado entre os dias 9 e 12 de novembro de 2021. A margem de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais.

Primeira Rodada

No dia 11 de novembro o Instituto Gerp deu início à divulgação da série de pesquisas regionais focadas nas eleições para governador. Na ocasião, o presidente do instituto, Gabriel Pazos, explicou que o levantamento será realizado em diferentes cidades-polo do estado do Rio de Janeiro para medir o potencial dos pré-candidatos em diferentes redutos eleitorais. A primeira rodada foi realizada em Niterói, onde Rodrigo Neves também lidera a corrida eleitoral, com 66% dos votos válidos entre os eleitores da cidade que governou por oito anos, condição que lhe daria vitória em primeiro turno. Em segundo lugar aparece Marcelo Freixo (20%), em terceiro Claudio Castro (11%), em quinto Felipe Santa Cruz (2%) e em sexto Paulo Gamine (1%).