Cidades

Um caso de sucesso de empreendedorismo feminino em Niterói

Um caso de sucesso de empreendedorismo feminino em Niterói

Histórias de sucesso durante a pandemia do coronavírus inspiram e podem ser o passo que falta para quem quer empreender ou melhorar a gestão dos seus negócios neste momento de incertezas para o mercado. Por isso, o Portal Cidade de Niterói tem selecionado casos de sucesso empresarial da cidade que vão certamente ajudar você empreendedor a ter otimismo em meio ao momento que atravessamos.

A pandemia foi motivo de muitas empresas terem fechado e muitas pessoas terem ficado sem emprego. Porém, por outro lado, para Paula Sodré, fundadora do Donut da Paula, esse cenário catastrófico foi sinônimo de oportunidade para investir em algo próprio e poder gerar vagas de trabalho para conhecidos e amigos. Um investimento com riscos, uma vez que a cultura do donut no Brasil não é tão difundida. Porém, uma boa aposta e que tem sido um salto para a independência e liberdade financeira de Paula.

“Durante a pandemia, eu estava trabalhando em uma empresa que cuidava de questões culturais lá no Rio, mas, pedi demissão. Aí eu tive que me virar pra ter uma renda. Comecei vendendo perfumes. Mas depois fiz um curso na internet de como fazer donuts, comecei a vender e deu super certo. Hoje tenho duas lojas, uma em Icaraí e outra em São Gonçalo. Sou dona do meu próprio negócio.”

Paula na frente da loja unidade Icaraí. 🥰

Paula então é mais um exemplo de como o empreendedorismo feminino vem ganhando mais espaço na economia do Brasil. Segundo a SEBRAE, uma pesquisa do GEM (Global Entrepreneurship Monitor) de 2018 constatou que, dentre 49 países, o Brasil ocupava a 7ª posição com mais mulheres donas do próprio negócio. Esse é um marco bastante significativo tendo em vista os anos de luta feminina para conquistar seu espaço no mercado.

Para se ter noção da solidez do empreendimento, recentemente, no dia 21 de outubro, o Donut da Paula completou exatamente um ano de existência. Foi um período de testes e aprimoramento de receita, chegando hoje a mais de 20 sabores de donuts aerados e fofinhos. E não só isso. Durante esse meio tempo, também surgiram muitos clientes fiéis, aos quais Paula atribui o apelido carinhoso de “donut lovers”, amantes de donuts, em inglês. Eles compram os donuts por delivery ou na loja física para lancharem com colegas de trabalho ou mesmo em casa. Também encomendam donuts personalizados para aniversários, do tema e sabor que preferir.

A empreendedora com seus donuts fresquinhos! 😀

Em nossa conversa com Paula, nesse 1 ano de loja, um dos momentos mais marcantes para ela foi quando um senhor do Japão a visitou, comeu seus donuts e disse ter se sentido em casa, pois a massa lembrava dos doces da sua terra. De acordo com a empreendedora, é esse sentimento que ela busca em seus clientes: nostalgia e paixão pela comida.

Todo esse negócio Paula toca uma boa parte sozinha: as duas unidades com os nove funcionários. É ela quem faz as compras, faz as massas com sua mãe, tem a ajuda do seu pai na loja e cuida de toda a parte financeira. Esse trabalho árduo consome por volta de 15 horas do seu dia, no entanto, ver o retorno de quase 1500 donuts vendidos por semana é algo mais que gratificante, segundo ela mesma. Ao perguntarmos para ela sobre o futuro da loja, disse que “pretende expandir para mais um local e, depois, sair do Rio”.