Cidade

Niterói decreta luto de três dias pela morte da professora Maria Felisberta

A Prefeitura de Niterói, lamentou o falecimento, neste sábado(13), da professora Maria Felisberta Trindade, aos 91 anos. Professora emérita da UFF, Maria Felisberta sempre lutou por uma educação pública de qualidade.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, vai decretar luto oficial de três dias na cidade pela morte da Maria Felisberta.

Felisberta era graduada em Pedagogia, com especialização em Orientação Educacional e Mestre em Educação. Em 1985, ingressou na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, onde exerceu vários cargos, dentre eles, o de Diretora de 1992 a 1995. No Executivo Municipal de Niterói ocupou os cargos de Secretária Municipal de Educação e Cultura (2002); Secretária Municipal de Educação e Presidente da Fundação Municipal de Educação (2003–2004); Coordenadora Geral de Planejamento e Presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e Membro Titular do Conselho Municipal de Educação de 2005 até 2008, retornando em 2013, onde ainda atuava. Durante sua trajetória profissional e de cidadania, a professora Felisberta recebeu diversas homenagens como militante na luta pelos Direitos das Mulheres e pela defesa da Escola pública. Foi pioneira do Partido Comunista em Niterói e militante das lutas sociais, como uma educação pública de qualidade e a luta contra o regime ditatorial do Brasil, entre 1964 e 1985. No ano de 2015, foi outorgada à Professora Maria Felisberta a Ordem do Mérito da Cidade de Niterói, no grau Comendador.

Imortalizada no documentário “Felisberta, uma mulher de luta”, seu legado à Educação de Niterói é inegável e sua ausência será sentida por cada um que com ela compartilhou sua bonita jornada.

To Top