Cidades

Guarda Municipal de Niterói usa bicicletas para fiscalizar carros nas ciclovias

Guarda Municipal de Niterói usa bicicletas para fiscalizar carros nas ciclovias

Agentes também vão conscientizar motoristas para não estacionar nas vias

Agentes da Coordenadoria de Trânsito da Guarda Municipal de Niterói aderiram à bicicleta para fiscalizar a rede cicloviária entre a Zona Sul e o Centro da cidade. Com o reforço de mais duas bicicletas doadas pela Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, as equipes começaram a percorrer a região para garantir a segurança dos ciclistas. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar com o veículo na ciclovia ou ciclofaixas é infração considerada gravíssima, com multa de R$ 880,41.

Fotos: Douglas Macedo

O coordenador da Guarda Municipal, Jociley Martins, frisou que o serviço de patrulhamento nas ciclovias já era realizado pela Guarda Municipal de Niterói, antes da pandemia.

“Com a retomada gradual ao novo normal, o número de infrações de trânsito vem aumentando. O que nos fez tomar a decisão de retornar com esse tipo específico de serviço. E com a doação das bicicletas, optamos por realizar o ciclopatrulhamento preventivo das ciclovias e ciclofaixas, com o objetivo de fiscalização e educação no trânsito, aproximando nossos agentes da população. Acreditamos que essa medida coibirá o cometimento de novas infrações, além de conscientizar sobre a importância e o respeito ao espaço do ciclista”, detalhou.

O coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, disse que a definição das rotas de fiscalização foi feita em parceria com o coletivo Pedal Sonoro.

“Ao ser realizado por guardas em bicicletas, o trabalho de fiscalização passa a ter a escala e a sensibilidade às questões relativas ao ciclista. Além de ser um projeto necessário, é um excelente exemplo de integração do governo, sociedade civil organizada e o setor privado”, defendeu.

Malha cicloviária

Nos últimos anos, Niterói triplicou a sua rede cicloviária, que hoje está em 48 quilômetros. Já em andamento, o sistema cicloviário da Região Oceânica vai implantar 60 quilômetros. Até 2024, serão 120 quilômetros  de ciclovias, ciclofaixas ou ciclorrotas. Segundo o Niterói de Bicicleta, desde 2015 o número diário de bicicletas circulando nas principais vias do município quintuplicou. Em 2017, foi inaugurado o bicicletário Araribóia, ao lado da Estação das Barcas, que oferece 446 vagas e tem 11 mil usuários cadastrados.