Política

Niterói aprova em primeira discussão programa que vai humanizar tratamento oncológico pelo SUS

Niterói aprova em primeira discussão programa que vai humanizar tratamento oncológico pelo SUS

Foi aprovado na Câmara Municipal de Niterói em primeira discussão, nesta quarta-feira (10), o Projeto de Lei 201/2021, que cria o Programa de Navegação de Pacientes para portadores de neoplasia maligna (câncer).

A iniciativa é do vereador Binho Guimarães (PDT) e busca investir e capacitar profissionais da área da saúde para atuarem como navegadores clínicos, guiando e auxiliando pacientes, familiares e cuidadores a atravessar pelos sistemas de saúde hospitalar e comunitário, garantindo ao paciente acesso ao diagnóstico, ao tratamento e assistência individualizada em tempo adequado.

“O projeto propõe fornecer um auxílio mais humanizado aos pacientes oncológicos usuários do Sistema Único de Saúde durante todo o processo desta dolorosa doença, desde o diagnóstico e ao longo do tratamento, reduzindo as inúmeras barreiras impostas cotidianamente aos pacientes e familiares em situação social vulnerável”, diz o vereador Binho Guimarães.

O programa constitui um modelo de prestação de serviços centrado no paciente, com foco no contínuo e adequado cuidado oncológico. Dentre os principais objetivos estão a remoção de possíveis barreiras, facilitar o diagnóstico e o tratamento, e aumentar o acesso do paciente aos recursos disponíveis. Com uma metodologia própria e específica a ser desenvolvida, os navegadores estarão capacitados para identificar as necessidades concretas dos pacientes.

O projeto, que segue para a segunda discussão, vai ao encontro das ações da Secretaria Municipal de Saúde, que será o órgão responsável pela execução do programa em Niterói.

Foto: Sergio Bonelli