Cidades

Escola de Niterói recebe o Prêmio Municipal de Direitos Humanos

Escola de Niterói recebe o Prêmio Municipal de Direitos Humanos

Homenagem concedida pela Prefeitura de Niterói reconhece instituições que promovem ações sociais e solidárias na cidade

A Prefeitura de Niterói concedeu o Prêmio Municipal de Direitos Humanos ao Instituto GayLussac. A homenagem aconteceu no dia 3 de novembro e foi entregue pelo Secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa. O prêmio é uma forma de reconhecer o apoio da escola às causas sociais e solidárias de Niterói e incentivar que o exemplo se multiplique na cidade.

“O GayLussac foi muito importante, por exemplo, na campanha Niterói Solidária, pois foi a primeira doação enquanto instituição, com a primeira das toneladas que a escola arrecadou. Foi um incentivo para que outras instituições abraçassem a campanha. Hoje são mais de 50 toneladas arrecadadas! O prêmio é um gesto simbólico diante da grandeza de ações como essa. Esperamos que a comunidade de Niterói olhe para o GayLussac e veja uma luz no meio da escuridão marcada pelas desigualdades sociais da cidade, um farol que inspira um caminho de esperança. Que as pessoas abracem essas causas e percebam uma possibilidade de agir também”, declarou o Secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa.

Divulgação

O prêmio, criado pela Prefeitura de Niterói em julho de 2021 com objetivo de promover, incentivar e valorizar as iniciativas de Niterói em prol dos Direitos Humanos, contou com um comitê de avaliação. Além de Raphael Costa, também fizeram parte da banca o prefeito, Axel Grael, o presidente da OAB Niterói, Cláudio Vianna, o reitor da Universidade Federal Fluminense, Antônio Carlos da Nóbrega, e o presidente da Câmara de Vereadores de Niterói, Milton Cal.

O Secretário ressaltou, ainda, que a escolha por homenagear o Instituto GayLussac, entre outras indicações, foi unânime e se deu principalmente pela incorporação, em 2021, da disciplina Direitos Humanos e Salvaguarda ao currículo escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental: “essa iniciativa coloca o GayLussac como protagonista e na vanguarda de Niterói. Os Direitos Humanos têm sido incorporados à dinâmica escolar e ao projeto pedagógico. É uma rotina de promoção da cultura desses direitos”. E um aluno do 6º ano compartilhou aprendizados: “A disciplina de Direitos humanos é muito interessante e pode ser aplicada várias vezes na nossa vida em diferentes situações, como de honestidade e de ética, e em campanhas contra o preconceito e o bullying. A escola prepara a gente para usar tudo isso na nossa vida. Fazemos vários trabalhos e discussões, eu acho isso muito legal”, afirmou o estudante Daniel Peçanha.

O aluno contou que as crianças aprenderem sobre respeito, ética e solidariedade em casa, mas que é na escola que elas têm a oportunidade de se aprofundar sobre esses temas e que isso é muito interessante. A declaração ganhou um reforço no discurso do Secretário: “a única forma de criar um ambiente onde as violações dos Direitos Humanos não ocorram é criando uma Educação dos Direitos Humanos. Como o aluno Daniel falou, ter ações que ensinem a gente a respeitar uns aos outros”, afirmou Raphael Costa.

Em 2021, O Instituto GayLussac escolheu os Direitos Humanos como tema central para guiar o ano letivo e, além desta homenagem da Prefeitura de Niterói, recebeu outros prêmios relacionados ao assunto na área de Educação. Mas, apesar do reconhecimento recente de suas ações, o compromisso de educar para um mundo mais justo, pacífico, inclusivo e sustentável está no DNA na escola ao longo de seus 67 anos.

“O GayLussac nasce com o propósito de desenvolver uma excelente formação acadêmica que só faz sentido se estiver atrelada a sólida formação de valores. Sempre pensamos de que maneira poderíamos mostrar aos alunos a realidade em que vivemos, não somente a partir de uma educação que tenha ideias solidárias, mas que a gente oferecendo a eles experiências em diferentes espaços sociais. É assim que eles vão criar uma mentalidade sobre como o mundo está e qual é a parte que eles podem contribuir”, contou Luiza Sassi, diretora geral do Instituto GayLussac.

Há 23 anos, o GayLussac integra o Programa de Escolas Associadas à Unesco. A escola foi uma das primeiras do Brasil a se associar ao PEA e inserir no Projeto Político Pedagógico temas como: aprendizagem intercultural; valorização da diversidade e dos patrimônios culturais; estilo de vida e desenvolvimento sustentável; promoção da cultura da paz e da não violência; valorização do território nacional e também da cidadania global; valorização das Culturas, da Ciência e da Arte como mote primordial da educação. Assumindo, também, o compromisso de discutir sobre as mudanças climáticas e pensar coletivamente sobre os futuros da educação, temas previstos na Agenda 2030. Emocionada, Luiza Sassi agradeceu a homenagem: “Para quem trabalha com educação, o que traz sentido é promover ações que a gente acredita que possam transformar o mundo, que tenham uma intervenção efetiva na sociedade. E no GayLussac essa é a nossa causa! Sempre digo que nós não formamos cidadãos. A gente recebe cidadãos e vai formando-os em como exercer a cidadania, de maneira eles possam olhar para esse mundo e pensar: qual é a parte que eu posso fazer pra que esse mundo seja melhor?”, afirmou a diretora.