Cultura

Pátio do MAC Niterói fica mais tempo aberto ao público

O pátio do Museu de Arte Contemporânea de Niterói volta a funcionar, das 9h às 18h, de domingo a domingo, a partir do dia 5 de novembro, sexta-feira, com o aumento da flexibilização. O interior do Museu continua a poder ser visitado, das 11h às 16h.

É válido ressaltar que, de acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. Todos os protocolos sanitários de combate à COVID-19 são seguidos.

Ao chegar à Praça do Museu, o público é recebido por um grande monumento, erguido em homenagem aos 25 anos do MAC, comemorados no dia 2 de setembro deste ano, em diálogo com a arquitetura de Niemeyer. Os visitantes podem ver também, na pátio e fora dele, a instalação “Samba Exaltação”, com citações em néon de compositores brasileiros, do artista Felippe Moraes, com texto curatorial de Alexandre Sá.

Já para as galerias internas, estão as exposições “90 | 25 – Ícones e Arquétipos”, com obras de Oskar Metsavaht, no Salão Principal; “90 | 25 – A simbologia da paisagem”, com obras das Coleções MAC e João Sattamini e, ainda, de Oskar Metsavaht, na Varanda; e “90 | 25 – A materialização do invisível”, das Coleções MAC e João Sattamini, no Mezanino. As três mostras têm a curadoria de Marcus de Lontra Costa e conversam entre si, fazendo referência aos 90 anos do Santuário Cristo Redentor e aos 25 anos do MAC Niterói.

Na recepção, diversos documentos, publicações e imagens que retratam um pouco esse período do museu, incluindo a primeira exibição pública do livro de ouro do MAC, em “MAC Origens”.

Serviço

Visitação: galerias – interior (de terça a domingo, das 11h às 16h) | pátio (de domingo a domingo, das 9h às 18h)

Período expositivo:

Até o dia 5 de dezembro de 2021

– 90 | 25 – Ícones e Arquétipos – Salão Principal – com curadoria de Marcus de Lontra Costa

– 90 | 25 – A simbologia da paisagem – Varanda – com curadoria de Marcus de Lontra Costa

– Samba Exaltação – Praça – Texto Curatorial de Alexandre Sá

– Monumento Comemorativo dos 25 anos do MAC Niterói – Praça – Curadoria de Priscilla Allegretti

Longa duração, sem data ainda para término

– MAC Origens – Recepção – Coleção de imagens, documentos e objetos importantes na história dos 25 anos do MAC

– 90 | 25 – A materialização do invisível (da Coleção MAC-João Sattamini)

A visitação ao pátio é gratuita

Ingresso para o interior do museu: R$ 12 (inteira). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$ 6).  Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.

Informações: (21) 2722-1543 | mac@macniteroi.com.br | | facebook.com/macniteroi.oficial

O MAC fica no Mirante da Boa Viagem, sem número – Niterói.

Informações: 2722-1543 ou pelas redes @macniteroi

Foto: LEO ZULLUH

To Top