Cidades

Niterói desobriga uso de máscara em atividades físicas ao ar livre

Niterói desobriga uso de máscara em atividades físicas ao ar livre

Nova fase do Programa Novo Normal Niterói também prevê suspensão do horário limite para fechamento de bares e ampliação de capacidade do público em eventos

Niterói entra, nesta segunda-feira (01), na fase 2 do Programa Novo Normal Niterói, um conjunto de regras da Prefeitura de Niterói para orientar a cidade neste momento da pandemia de Covid-19. Nesta nova fase, não será mais obrigatório o uso de máscara em atividades físicas ao ar livre. O município tem 100% da população com mais de 12 anos vacinada em primeira dose.

A fase 2 também prevê a suspensão do horário limite para fechamento de bares, restaurantes e afins. Ainda haverá permissão para o funcionamento de casas noturnas, casas de festas, pubs e boates, com até 80% da capacidade de público, mediante comprovação de esquema vacinal completo. Grandes eventos terão autorização para acontecer com até 80% da capacidade de público, também com comprovação de esquema vacinal completo.

A fase 3 está prevista para iniciar em janeiro de 2022, quando a oferta de vacinação completa atingir 100% da dose de reforço entre idosos, pessoas imunocomprometidas e profissionais de saúde e 100% da população da Região Metropolitana II. Neste momento, serão estabelecidas as seguintes ações e medidas: suspensão do uso de máscara em locais abertos, exceto para pessoas pertencentes a grupos de risco para Covid-19. Será permitido o funcionamento de casas noturnas, pubs e boates com até 100% da capacidade de público, mediante comprovação de esquema vacinal completo.

Na fase 3 também será permitida a realização de grandes eventos com até 100% da capacidade de público, mediante comprovação do esquema vacinal completo. Serão mantidas as orientações de medidas de proteção à vida, tais como, higienização das mãos e ventilação de ambientes.

Vacinados

Cerca de 83,3% da população acima de 12 anos em Niterói já está com o esquema vacinal completo (segunda dose ou dose única). A Secretaria Municipal de Saúde já aplicou a primeira dose em 86,2% da população total, de 515.317 habitantes, segundo dados do IBGE. São 444.031 pessoas com primeira dose e 360.606 pessoas com a segunda. A dose única foi aplicada em 12.266 pessoas. Outras 65.392 já receberam a dose de reforço.