Cidades

UFF será homenageada em Niterói pelos esforços no combate à Covid-19

UFF será homenageada em Niterói pelos esforços no combate à Covid-19

Em sessão solene na Câmara dos Vereadores de Niterói, marcada para às 18 horas do dia 26 de outubro, acontecerá uma cerimônia de menção de aplausos aos profissionais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a entrega do Título de Cidadão Benemérito ao Reitor Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega pelas ações de combate à pandemia de Covid-19. As homenagens foram aprovadas por unanimidade pelos vereadores no Decreto Legislativo n° 122/2021, proposto pela vereadora Walkíria Nictheroy.

A cerimônia é um reconhecimento das diversas iniciativas da UFF, tanto nas medida administrativas, quanto nas pesquisas acadêmicas e atividades de extensão para enfrentamento da pandemia. Entre as muitas ações realizadas estão: protocolo de atendimento no Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP), transporte e hospedagem solidários para profissionais de saúde, produção de equipamentos de proteção individual (EPI), centros de testagem da população, abertura de postos de vacinação no campus, entre outros.

Para o reitor da UFF, a homenagem é uma valorização importante da atuação de excelência das universidades públicas e do Sistema Único de Saúde (SUS) na produção de conhecimento acadêmico, de um lado, e na prestação de serviço de saúde gratuito e de qualidade, de outro. Niterói foi premiada internacionalmente pelo protagonismo no combate à Covid-19. Isso foi possível pelas redes de cooperação entre diversas entidades, como a Prefeitura, a UFF e o HUAP. Essa homenagem reconhece o relevante papel dos servidores da Universidade que atuam na linha de frente ou desenvolvem pesquisas para avançar o conhecimento sobre a pandemia”.

Segundo a Vereadora Walkíria Nictheroy, a UFF é um patrimônio da cidade e desempenha um papel fundamental em diversos setores na geração de emprego, na produção de conhecimento e na própria economia de Niterói. “Na pandemia não foi diferente, para além da atuação brilhante do HUAP, a UFF teve diversos núcleos de pesquisa que produziram tecnologias para enfrentamento da pandemia, desde a produção de máscara até a produção de insumos pro tratamento da Covid-19”.

“Um título mais do que merecido para a universidade por todas as contribuições que ela dá à cidade. Com todos os pesquisadores que estão lá, os próprios alunos que se envolvem nas pesquisas na produção do conhecimento, é um título mais do que merecido. A gente precisa agradecer à universidade”, afirmou a vereadora.

Ela ainda destacou a atuação da gestão da UFF em articulação com múltiplas instituições para liderar os esforços de combate à pandemia. “Todas estas ações tiveram a capitania do reitor Antonio Cláudio, apesar deste momento que estamos, com o governo que nós temos, com os fortes cortes que a universidade sofreu, ele teve uma capacidade de diálogo, de gerar coesão. Dentro da UFF e, principalmente, de atrair os mais diversos setores para olhar a universidade com centralidade nesse período e inaugurar vitórias num período em que a gente estava lutando para simplesmente sobreviver e segurar as pontas”.

Serviço

No dia 26 de outubro, às 18h, no Plenário Brígido Tinoco, o mandato da Vereadora Walkiria Nictheroy realizará uma Sessão Solene em Homenagem a Universidade Federal Fluminense para entrega do Título de Cidadão Benemérito ao Reitor Antonio Cláudio de Nóbrega e moções de aplausos aos profissionais e estudantes da UFF que foram destaque no combate à COVID-19 no município.

Homenageados

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega – Reitor da UFF
Mario Augusto Ronconi – Superintendente de Operações e Manutenções da UFF
Tarcísio Rivello de Azevedo – Superintendente do Hospital Universitário Antônio Pedro
Alexandra Anastacio Monteiro Silva – Pró-Reitora de Graduação
Leonardo Vargas da Silva – Pró-Reitor de Assistência Estudantil
Marcio Cataldi – Projeto Frente UFF
Lucas Getirana de Lima – Projeto Frente UFF
Associação de Pós-Graduandos da UFF (APG Marielle Franco)
Diretório Central dos Estudantes Fernando Santa Cruz (DCE/UFF)
Alessandra Siqueira Barreto – Diretora do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF)
Célia Machado Ronconi – Instituto de Química
Fabio Barboza Passos – Vice-Reitor da UFF
Rita Leal Paixão – Chefe de Gabinete da UFF
Celso Homero Siqueira dos Santos – Médico do do Hospital Universitário Antônio Pedro
Thiago Direito Mello – Técnico de Enfermagem do Hospital Universitário Antônio Pedro
Simone Martins Rembold – Vice-diretora da Escola de Enfermagem
Carlos José Brazil Vieira – Terceirizado –  Supervisor Brasil – Um dos gerentes do Drive Thru
Jorge Reis Almeida – Centro de testagem PCR UFF
Andrea Alice da Silva – Centro de testagem PCR UFF
Izabel Christina Nunes de Palmer Paixão- Centro de Testagem PCR UFF
Fábio Aguiar Alves- Centro de Testagem PCR UFF