Cidades

Linha Charitas-Praça XV: meses de muita negociação

Linha Charitas-Praça XV: meses de muita negociação

A operação da linha Charitas-Praça XV do sistema aquaviário será retomada, gradualmente, a partir de dezembro, conforme determina a Resolução 1.462, publicada pela Secretaria de Estado de Transportes no Diário Oficial desta quarta-feira (20). A medida visa regulamentar o Decreto nº 47.801, divulgado pelo Governo do Estado.

No último dia (07), o prefeito de Niterói, Axel Grael, já havia adiantado a informação da volta da linha, “Após meses de muita negociação por parte da Prefeitura de Niterói com a Secretaria Estadual de Transportes, o Governo do Estado, enfim, anuncia à imprensa a retomada dos horários normais da linha Praça XV-Arariboia e a operação do Catamarã Charitas-Praça XV (a partir de janeiro). Já deixei claro para o governador Cláudio Castro que, para manter este serviço tão essencial para a cidade, a Prefeitura de Niterói está disposta a colaborar ainda mais com o Estado. Hoje, para estimular a procura pelo serviço, a Prefeitura de Niterói já subsidia a passagem dos ônibus municipais daqueles que fazem integração com as barcas. Não vamos admitir que os niteroienses sejam prejudicados.” disse Grael.

Inicialmente, o intervalo entre as viagens será de uma hora, com início às 6h15 (Charitas-Praça XV) e às 6h45 (Praça XV-Charitas). A grade operacional pré-pandemia, com intervalos de 20 minutos, voltará a ser praticada no dia 10 de janeiro de 2022.

Já a grade de horários pré-pandemia da linha Praça XV – Arariboia será retomada em 30 dias. Hoje, a linha circula com intervalos de até 30 minutos nos horários de pico (05h30 às 9h e 16h às 18h) nos dias úteis e de uma hora nos horários de vale dos dias úteis e aos sábados, domingos e feriados.