Notícias

Hospital Antônio Pedro com mais de 100 vagas para residência médica

Hospital Antônio Pedro com mais de 100 vagas para residência médica

Na última quarta-feira (6), foram publicados os editais normativos para a edição 2021 do Exame Nacional de Residência (Enare), realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). As vagas englobam residências médica, multi e uniprofissional. Para o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP) são ofertadas 102 vagas de diversas áreas da residência médica. As inscrições poderão ser realizadas de 20 de outubro a 8 de novembro. As provas ocorrerão em 12 de dezembro deste ano. Acesse o site do Enare para saber mais.

No total, a seleção oferece mais de 3,2 mil vagas em 81 instituições distribuídas em todo o país. O número representa um crescimento de aproximadamente 800% no número de vagas e de 900% no número de instituições participantes. O Enare foi criado em 2020 com o objetivo de otimizar a forma de selecionar os residentes, oferecendo benefícios para as instituições e para os próprios candidatos. A seleção deste ano trará ainda como melhoria a realização das provas em todas as capitais e em mais 23 cidades.

“Percebemos que havia a necessidade de realizar um exame que resolvesse alguns problemas das instituições, como a ociosidade em algumas vagas. Em relação aos candidatos, a necessidade de viajar o país inteiro para participar de vários certames onerava seus gastos pessoais. Com o Enare, nós oferecemos uma solução para esses e outros problemas”, destacou o diretor de Gestão de Pessoas da Rede Ebserh, Rodrigo Barbosa.

As universidades federais participantes da primeira edição tiveram menos vagas ociosas, eliminaram os custos e a carga burocrática da realização dos exames individuais e ampliaram a qualificação da seleção. Para os candidatos, o exame unificado apresentou vantagens como custo menor, data única para a realização das provas, aplicação em todas as capitais, possibilidade de escolha de onde o residente queria atuar, dentre outras.