Cultura

Leila B nos surpreende com o mapa “Oriente-se Niterói”

Leila B nos surpreende com o mapa “Oriente-se Niterói”

A artista Leila B nos surpreende com uma obra interativa, juntando a história, a geografia, a cultura, os elementos que compõem o tecido social de uma rua, de um bairro, de uma cidade e todas as possibilidades do olhar, da descoberta, da leitura crítica e da recriação.

Sua instalação denominada “Oriente-se Niterói” apresenta um mapa do município, subdividido nos seus 52 bairros, distribuídos pelas cinco regiões administrativas. “O que difere este mapa de tantos outros que encontramos pela cidade é sua grande dimensão, os materiais empregados – em cerâmica esmaltada e contornada com um piso de fulget rústico – e sua instalação no chão.”, afirma.

Nesta inter-relação mapa, espaço e criação, Leila convida a quem chega a se colocar, se guiar, se encontrar e vivenciar sua identidade com a realidade local. Além do encantamento, tem a proposta pedagógica do conhecimento e da descoberta do universo de toda a cidade. “Assim como a maioria dos brasileiros tem o mapa do Brasil construído mentalmente, o niteroiense poderá reconhecer Niterói pela forma do mapa, conhecer a distribuição dos bairros. O desdobramento destas informações vai intensificar sua relação de pertencimento à cidade”, destaca.

Sua primeira experiência com o trabalho foi hoje, dia 6/10, no Parque Palmir Silva, conhecido como o Parque do Barreto. Depois Leila vai para o Parque da Cidade.

Sua experiência rica, artística, plural, pedagógica, deve caminhar para outros espaços como as escolas e universidades.

Mário Sousa é jornalista