Cidades

Niterói D’Or promove atividades gratuitas pelo Dia Mundial do Coração

Niterói D’Or promove atividades gratuitas pelo Dia Mundial do Coração

Praia de Icaraí vai receber as tendas com os serviços neste domingo

Para celebrar o Dia Mundial do Coração (29/09), o Hospital Niterói D’Or vai oferecer neste domingo (26), das 8h às 12h, atendimentos e serviços de saúde gratuitos, como aferição de pressão é cálculo do Índice de Massa Corporal, na praia de Icaraí, entre as ruas Lopes Trovão e Otávio Carneiro. Serão montadas tendas com profissionais que também vão orientar sobre a importância de hábitos de vida saudáveis, como ter uma alimentação equilibrada. Quem for, ainda será convidado a participar de atividades físicas na areia da praia. A prática regular de atividades físicas ajuda na prevenção de doenças cardíacas, pois reduz a tensão arterial e o colesterol entrou outros benefícios.

Diretor do Niterói D’Or, Ricardo Reis avalia que mais do que nunca é muito importante a união da sociedade em prol de campanhas de prevenção. Ele explica que a pandemia afastou muitos pacientes de consultas e exames regulares. Dados do Conselho Federal de Medicina (CFM) apontam para uma queda de 27 milhões de procedimentos de saúde que não são de emergência em 2020, como exames e consultas. Esses procedimentos não realizados podem significar milhões doenças que não foram diagnosticadas. “No caso de doenças cardíacas, o risco é ainda maior, pois os sintomas, muitas vezes, são silenciosos. A pessoa só vai sentir alguma coisa, quando a doença já está em um estágio avançado”, alerta o diretor.

Por isso, explica Ricardo, é fundamental que a população retome a rotina de ir ao médico regularmente, realize check-ups e exames preventivos periodicamente, bem como adote um estilo de vida saudável, que passa por uma alimentação equilibrada, que reduza o consumo de sal e açúcar, mas que inclua uma variedade de frutas e vegetais; pela prática de exercícios físicos e por ter um sono adequado. “O ditado “é melhor prevenir do que remediar” nunca se fez tão verdadeiro, pois a pandemia afetou a saúde de muitas pessoas e agora é preciso recuperar esse tempo”, avalia.