Agenda

Projeto Ação Mulher acontece neste sábado em Niterói

Parque Rural de Niterói | Arquivo

Evento, que acontece no Parque Rural, é gratuito e conta com atividades de beleza, saúde e informações sobre serviços públicos 

A Prefeitura de Niterói realiza, neste sábado (25), a primeira edição do projeto Ação Mulher, das 10h às 15h, no Parque Rural, no Engenho do Mato. O objetivo é aproximar os serviços públicos da população, em especial às mulheres da Região Oceânica. O evento é gratuito e a programação conta com atividades de beleza, saúde e informações sobre serviços. A ação é organizada pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) e pela Secretaria de Governo.

O projeto Ação Mulher faz parte das estratégias da Codim para democratizar o acesso aos serviços para as mulheres, em especial a divulgação da rede de atendimento e enfrentamento às violências, quebrando barreiras e diminuindo a distância entre as mulheres e seus direitos. “Com esta ação integrada e itinerante, acreditamos democratizar o acesso aos serviços para as mulheres, quebrando as barreiras, financeira e de distância, até seus direitos”, afirma a coordenadora de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói, Fernanda Sixel.

Secretária de Governo, Rubia Secundino, reforça que o trabalho integrado entre as secretarias e as parcerias com outros órgãos e instituições fortalecem as políticas públicas. “Acreditamos na força da articulação entre todos os segmentos do governo na direção do fortalecimento das políticas públicas para as mulheres”, enfatiza Rubia Secundino.

A programação conta palestras, rodas de conversa e arteterapia. As atividades são oferecidas pelo Centro de Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam – Codim) que garante às mulheres mais acesso à informação e a exercer seus direitos, além de conhecer novas possibilidades de enfrentamento à violência, e também ampliar as perspectivas de que é possível romper o ciclo de violência doméstica com planejamento e políticas públicas já disponíveis. Novas edições do projeto estão sendo programadas e a próxima está prevista para acontecer no Barreto.

A iniciativa envolve várias secretarias, entre elas, a Secretaria de Trabalho e Renda, que estará participando do evento com orientações sobre trabalho e renda, e empreendedorismo. Também será possível se cadastrar no Sistema Nacional de Empregos, receber orientações sobre vagas para cursos de capacitação e para os artesãs, além de realizar o cadastramento no programa Casa do Artesão da Secretaria de Cultura.

A Casa de Cidadania, da Secretaria de Direitos Humanos, estará no local prestando orientações sobre identificação civil, nome social e orientação jurídica, com encaminhamento para gratuidade de certidão para os cartórios de registro.

Também serão oferecidos serviços de saúde com equipes do Programa Médico de Família, que irão orientar sobre saúde bucal, amamentação, prevenção às infecções sexualmente transmissíveis e controle da pressão arterial, além da vacina contra a gripe.

A programação conta, ainda, com atividades de yoga e aula de ritmos, que acontecerão pela manhã,  e à tarde, terá aula com técnicas de defesa pessoal. Para as crianças, terá cama elástica, contação de histórias e atividades esportivas. Neste dia, equipes do Senac Rio estarão disponibilizando serviços de beleza, corte de cabelo, maquiagem, design de sobrancelhas e massagem. Haverá também apresentação do Coral da Clin, oficina de percussão com o grupo Batuque das Meninas, formado só por mulheres que encontraram na música um motivo para viver com mais alegria.

Programação Geral

AUDITÓRIO

10h – Orientações sobre os Direitos da Mulher – Thamyris Machareth (Codim)

10h30 às 11h30 – Roda de Conversa com a assistente Social Dayse Noval (Ceam)

11h30 às 12h30 – Arte Terapia – Imagens do Inconsciente, Novos Olhares com a arte terapeuta Luciana Vasconcelos (Ceam)

ÁREA EXTERNA

Tenda Codim – Evolução dos direitos da Mulher na Linha do Tempo – Bia Queiroga (Codim)
Ações, Projetos e Políticas Públicas – Ana Cristina (Codim) e Bia Queiroga (Codim)

Tenda Centro de Cidadania (Direitos Humanos) – Cadastramento Detran (agendamento identidade civil), Nome Social (orientações e encaminhamento ao cartório), Assessoria Jurídica e Certidões (gratuidade e encaminhamento aos cartórios)

Tenda Saúde – orientações sobre saúde bucal e aplicação de flúor, amamentação, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Vacinação (Influenza)

Tenda Assistência Social – Orientações e Cadastramento de Benefícios (CRAS e CREAS)

Tenda Pacto Contra Violência – Projeto Escola da Família, ENG, Rede Mediar, orientações sobre os projetos e cadastramento auxílio/benefício

Tenda Nitrans – Projeto Pré-Natal em trânsito

Tenda Casa do Artesão – orientações e cadastramento para participar das feiras e eventos da Cidade, feira com as empreendedoras/produtoras locais (gastronomia artesanal)

Tenda Secretaria do Idoso – orientações e atividades com cadastramento para o Cartão do Idoso

Tenda CLIN – oficina Meu Pé de Remédio e orientações sobre ervas e seus usos

Tenda Defesa Civil – orientações e conscientização sobre como evitar as queimadas e cadastramento para curso de voluntários da Defesa Civil

Tenda Samaritanos da Vida – pré-cadastro para doação de medula óssea

Tenda Trabalho e Renda – serviços de intermediação de mão de obra, orientação sobre Carteira de Trabalho Digital e seguro desemprego.

QUADRA POLIESPORTIVA

Serviços Senac Rio – corte de cabelo, limpeza de pele, design de sobrancelhas, massagem relaxante (Quick Massagem) e maquiagem

PROGRAMAÇÃO CORPO E MENTE

10h30 – Aula de yoga

11h – Aula de ritmos

14h – Aula técnicas de defesa pessoal

FEIRA GASTRONOMIA ARTESANAL – 10h às 15h

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

10h às 15h – Exposição Mulheres Negras na História

10h – Apresentação Coral da CLIN

11h30 às 12h30 – Oficina de Percussão Batuque das Meninas

10h às 15h – Recreação Infantil com cama elástica, contação de histórias e atividades esportivas.

To Top