Saúde

Secretaria de Saúde de Niterói divulga nota sobre vacina para adolescentes

Gabriela Gualda, 13 anos | Luciana Carneiro

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) divulgou nota nesta sexta-feira (17) se manifestando favorável à vacinação contra a Covid-19 de todos os adolescentes, com ou sem comorbidades. A posição foi mais uma reação contrária à recomendação do Ministério da Saúde de suspender a imunização de adolescentes sem comorbidades.

No documento, a entidade destaca que apesar de uma ocorrência menor da doença entre adolescentes, o grupo não está isento de formas mais graves e de sequelas, com impactos cognitivos e no aprendizado. A entidade defende que o controle da cadeia de transmissão da doença passe por uma “ampla cobertura vacinal” da população.

 

A SBP destaca ainda que o uso da vacina da Pfizer/BioNTech em adolescentes foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que a dose foi testada em ensaios clínicos que demonstraram segurança, eficácia e imunogenicidade. O texto ainda pontua que o imunizante foi aprovado por autoridades sanitárias de outros blocos, como União Europeia, e é utilizado em 14 países, com milhões de doses já aplicadas.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói também divulgou nota nesta sexta-feira (17) se manifestando sobre a vacinação em adolescentes, leia na íntegra “A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói esclarece que seguindo as recomendações da sociedade brasileira de pediatria, Anvisa e outras instituições já vacinou mais de 70% da população de 12 a 17 anos e vai seguir com a imunização dessa faixa etária, incluindo a aplicação da segunda dose na data prevista na caderneta de vacinação de cada um. Até o momento não houve nenhum relato de evento adverso grave.”

Foto: Arquivo | Divulgação

To Top