Cidades

Niterói entre 10 cidades do Brasil que participam de ação para marcar o mês da Primeira Infância

MAC Niterói | Divulgação
MAC Niterói | Divulgação

No próximo dia 29, a cidade realiza projeções no MAC. A ação tem como objetivo chamar atenção para a importância de políticas públicas que priorizem gestantes, bebês, crianças e cuidadores

O Brasil celebra, pela primeira vez, em agosto, o Mês da Primeira Infância. Para marcar esta mobilização, 10 cidades brasileiras, entre elas Niterói, estão reunidas numa estratégia de intervenção urbana que tem o objetivo de chamar atenção para a importância de políticas públicas que priorizem gestantes, bebês, crianças e cuidadores. Em Niterói, a ação acontece no dia 29 de agosto, a partir das 19 horas, quando serão projetadas mensagens no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

A agenda de projeções começou neste domingo (22), em Brasília (DF). Na segunda (23), foi a vez de Campinas (SP); nesta quarta-feira, Jundiaí (SP); dia 25, em Caruaru (PE); dia 26 em Aracaju (SE); 27 em Fortaleza (CE) e 28 em Crato (CE). Após a projeção em Niterói, encerram a programação, Pelotas (RS), no dia 30, e Brasiléia (AC), dia 31.

A escolha de um mês específico reforça a mobilização da sociedade civil, a criação de políticas públicas e a visibilidade do tema. As cidades envolvidas nesta iniciativa fazem parte da Rede Urban95 Brasil, que hoje reúne um total de 24 municípios brasileiros. O objetivo é promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos nas cidades brasileiras.

“Estamos muito honrados por podermos participar dessa agenda de Projeções Urbanas, que acontecerá em 10 cidades brasileiras, e que tem como foco a importância de políticas que priorizem a primeira infância e seus cuidadores. Niterói tem buscado ter esse olhar especial. Em parceria com a Urban95, a Prefeitura de Niterói tem trabalhado de forma integrada no desenvolvimento de projetos que tem como principal objetivo gerar uma vida mais feliz para os bebês, gestantes e seus cuidadores”, ressalta a secretária do Escritório de Gestão de Projetos, Valéria Braga.

O projeto apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais. A secretaria estratégica da rede, composta pela Fundação Bernard van Leer e Instituto Cidades Sustentáveis, oferece apoio técnico nos temas de urbanismo e mobilidade, com foco em crianças pequenas e seus cuidadores, além de uma consultoria para o aprimoramento de ações e políticas públicas na área.

“O comprometimento de uma cidade com a primeira infância é uma decisão tão acertada que precisa ser celebrada e compartilhada com todos. As projeções vêm fortalecer esse compromisso do município de Niterói frente à população, e valorizar essa conquista: investimos no começo da vida e isso muda a vida toda!”, enfatiza a representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil, Cláudia Vidigal.

Mais ações em Niterói

A Prefeitura de Niterói está desenvolvendo e ampliando uma série de iniciativas voltadas para promover mudança de comportamento no cuidado de crianças de 0 a 6 anos. No dia 18 de agosto, entrou no ar, via plataforma digital Colab, a consulta pública “Pé de Infância” voltada para os pais e pessoas que cuidam de crianças nesta faixa etária. A pesquisa pode ser acessada pelo link https://consultas.colab.re/pedeinfancia e ficará disponível até o dia 7 de setembro.

O objetivo é saber como é o dia a dia destes pais e cuidadores para a elaboração de projetos voltados para este público, crianças de 0 a 6 anos e, também, para as gestantes. São perguntas voltadas para a forma como estas pessoas se relacionam com as crianças, como são e quais são os tipos de brincadeiras, quais os locais onde brincam, entre outras.

Para ser desenhado, o projeto Pé de Infância contou, por um lado, com premissas científicas, e por outro, com cartografias afetivas das comunidades, participação de gestores dos municípios e participação de especialistas em Primeira Infância. Tudo para criar uma caixa de ferramentas que ajude cuidadores de crianças pequenas a incluir três comportamentos fundamentais em suas rotinas: brincar, cantar e contar histórias diariamente durante a primeira infância.

A partir destas ferramentas de desenvolvimento foi elaborado um programa de atividades em diálogo com a cultura e as necessidades da comunidade local. Esse programa vai ocupar ruas, calçadas e equipamentos públicos como parques e praças, entre outros espaços. O Pé de Infância ainda abrange canais de comunicação entre Prefeitura, famílias, cuidadores para compartilhamento de informações e experiências relacionadas à primeira infância.

“Niterói trabalha de forma intersetorial nos projetos relacionados à Primeira Infância. Hoje, cerca de 40 gestores atuam ativamente nos projetos desenvolvidos em parceria com a Urban95. Além disso, estamos investindo na conscientização das amplas necessidades da Primeira Infância, o que facilita a integração das secretarias. Niterói também aposta na troca de experiências com outros municípios, o que nos proporciona a possibilidade de conhecer a realidade de diferentes locais e abre caminhos para futuras parcerias”, destaca Valéria Braga.