Cultura

Galeria de Arte La Salle, em Niterói, retoma visitações presenciais com exposição BioConexão

Galeria de Arte La Salle, em Niterói, retoma visitações presenciais com exposição BioConexão

A Galeria La Salle, espaço cultural do Unilasalle-RJ, reabre para visitação presencial a partir deste mês com o lançamento da exposição BioConexão, do artista Albenzio Almeida. A mostra, que apresenta esculturas em metal e madeira, traz um simbolismo que vai além da visibilidade de sua expressão plástica, percorrendo o caminho entre o abstrato e o orgânico.

Além de artista plástico, Albenzio Almeida é pesquisador e design, e desenvolve projetos na área de bioarquitetura, reaproveitando metais, raízes, madeiras e bambus, sua forma de desvelar a força da biodiversidade na existência humana. “A ideia dessa exposição é trazer um pouco da conexão da natureza com os elementos gráficos. Eu digo que é o olhar da alma pelas peças. Espero, por meio das obras expostas na Galeria La Salle, promover esse olhar”, diz Albenzio, detalhando ainda o que o visitante poderá encontrar no caminho cultural do Unilasalle: “Eu trabalho tanto com raízes, que ficam fossilizadas, mergulhadas embaixo da areia, quanto com peças de aço e carbono submergidas no mar. Desenvolvi essa técnica de oxidação por meio da maresia, criando uma textura bem sofisticada em cada peça, finalizada com resina. Uma é bem diferente da outra”.

A exposição BioConexão estará aberta à visitação na Galeria La Salle, na Rua Gastão Gonçalves, 79, de 23 de agosto a 30 de setembro. As visitas poderão ser agendadas pelo telefone (21) 2199-6629, das 9h às 19h, ou pelo e-mail do Núcleo de Arte e Cultura: [email protected]. A exposição também estará disponível no formato virtual pelo link: galeria.unilasalle.org.