Cidades

Prefeito participa das celebrações dos 350 anos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Niterói

Prefeito participa das celebrações dos 350 anos da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Niterói

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou na noite desta terça-feira (17), das celebrações dos 350 anos da Arquiconfraria e da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Para marcar a data, foi realizada uma missa solene em Ação de Graças, seguindo os protocolos sanitários exigidos por conta da pandemia da Covid-19.

Fotos: Berg Silva

A missa foi celebrada pelo padre Carmine Pascale. Ao fim da celebração, o prefeito recebeu um livro sobre a história da comunidade religiosa. “Não é sempre que podemos celebrar 350 anos de uma instituição tão importante da nossa cidade, que impactou tantas gerações de niteroienses. É uma honra participar desse momento marcante. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um patrimônio para todos os niteroienses. A belíssima arquitetura e sua importância histórica estão à altura das cerimônias religiosas aqui realizadas, tão importantes sobretudo neste momento em que a humanidade passa por tamanha provação”, disse Axel Grael.

No fim da celebração, o prefeito recebeu o livro “Arquiconfraria Nossa Senhora da Conceição – 350 anos de fé e devoção”, da arquiteta e historiadora Renata Aymoré Gama. O livro traz fotos históricas e atuais, textos de sacerdotes, devotos de Maria, pesquisadores e testemunhos de bençãos.

O prior Luiz Gonzaga lembrou que o ano jubilar marcante é especial para toda a mesa diretora da Arquiconfraria. “Com muita fé, acreditamos que conseguimos deixar marcada esta data tão importante para nós, seja online, ou presencialmente, como todos gostaríamos e como a Imaculada Conceição merece”, disse.

Historicamente, a “Sagrada Colina”, como a igreja é carinhosamente chamada por seus fiéis, abarca momentos marcantes. Ela já foi catedral da cidade e guardou em seus domínios relíquias sagradas. Sob o dogma da fé, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição é envolta por sentimentos de devoção, adoração e amor, quando recebe, no dia 8 de dezembro, milhares de fiéis da Imaculada.