Cidades

Núcleo de Atenção ao Servidor da Guarda Municipal de Niterói reduz baixas e faltas

Núcleo de Atenção ao Servidor da Guarda Municipal de Niterói reduz baixas e faltas

A Guarda Municipal de Niterói criou um pelotão especial para ajudar no combate à pandemia: o Núcleo de Atenção ao Servidor (NAS). O setor foi criado em março de 2020, quando pouco se sabia sobre o coronavírus, mas, já se notava que as baixas e afastamentos como medidas preventivas, por sintomas que, na maioria das vezes, não se confirmavam como Covid-19, poderiam fazer diferença na escala.

Guardas municipais concursados que são formados em profissões como cirurgião-dentista, psicólogo, enfermeiro, fisioterapeuta e professor de educação física atuam como voluntários, oferecendo atividades de promoção à saúde para os agentes. O núcleo foi criado em caráter emergencial com objetivo inicial de atuar no combate e controle da Covid-19, mas diante de todo o trabalho realizado, ampliou sua área de atuação.

O setor, entre outras ações, acompanha servidores que tiveram sintomas de Covid-19, realiza teleatendimento para auxiliar no controle da doença, auxilia servidores que apresentaram problemas de saúde como pressão alta, diabetes, fraturas ósseas, tendinites e glicemia alta, entre outros. Também auxiliam familiares e servidores que apresentam problemas de saúde, cuidam da distribuição de álcool em gel, máscaras e luvas. Também orientam sobre a disseminação do vírus, dão apoio psicológico em situações diversas, além de tratarem da higienização de viaturas e das coordenadorias.

De acordo com dados do Núcleo, são atendidos, por mês, uma média de 150 agentes, sendo que destes, 50 são por teleatendimento (via telefone ou Whatsapp). Para colaborar mais com a qualidade de vida dos profissionais, o núcleo implantou atividades físicas e um circuito funcional com aulas regulares de educação física. As equipes também produziram fichas com questionários de aptidão para atividades físicas e apoio em competições como Jiu-Jitsu ou participação em corridas.