Saúde

Confira o calendário atualizado de vacinação contra a Covid-19 em Niterói

Niterói prossegue com a imunização da primeira dose da população geral a partir de 22 anos, neste sábado (14). A aplicação das doses neste sábado ocorre das 8h às 12h, com entrada até 11h30, nas Policlínicas de Piratininga e do Barreto, além do drive-thru no Campus da UFF, no Gragoatá.

O município já concluiu a vacinação com a primeira dose contra a Covid-19 dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS). Nesse momento, além da população geral que segue sendo imunizada por idade, pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes maiores de 18 anos também podem se vacinar.

Durante a semana, a imunização acontece em 10 pontos distribuídos pelo Município, com entrada liberada das 8h às 16h, e aplicação das vacinas até 17h. No Campo de São Bento, a imunização vai até as 16h. Para as gestantes, lactantes e puérperas, a imunização ocorre em três locais: Policlínica Regional Sérgio Arouca (Vital Brazil), Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva (São Lourenço) e Policlínica Regional de Itaipu.

Agendamento – Evite filas

Confira como é simples, assista:

Os moradores de Niterói podem agendar pelo aplicativo Colab a primeira e a segunda dose da vacinação contra Covid-19 em todos os postos da cidade. Para realizar o agendamento da vacina basta baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário estar dentro da idade e apresentar a documentação para receber a imunização. Também é possível agendar pelo site www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina.

Calendário Atualizado

Agosto:
14/08 – a partir de 22 anos
16 e 17/08 – a partir de 21 anos
18 e 19/08 – a partir de 20 anos
20 e 21/08 – a partir de 19 anos
22 e 23/08 – a partir de 18 anos

Documentação:

População geral: Identidade com foto, CPF e comprovante de residência.
Comorbidades: Identidade com foto, CPF e comprovante de residência e laudo médico atualizado.
Gestantes: Identidade com foto, CPF e comprovante de residência. É necessário laudo médico nos primeiros estágios da gravidez.
Puérperas:  Identidade com foto, CPF e comprovante de residência e certidão de nascimento do bebê.
Lactantes: Identidade com foto, CPF, comprovante de residência e laudo médico que comprove a amamentação.

Pfizer como 2ª dose para AstraZeneca em Niterói

A Secretaria de Saúde de Niterói iniciou na última quinta-feira (12) a intercambialidade da Pfizer como segunda dose para as pessoas que apresentaram reação adversa à vacina AstraZeneca nos pontos de imunização do município. Para isso será necessário que a pessoa preencha um termo de consentimento da vacinação onde também declara o efeito adverso apresentado. O documento está disponível no link oficial da prefeitura abaixo e nas unidades de vacinação.

LINK OFICIAL DO TERMO AQUI +

Segunda dose da AstraZeneca suspensa por falta da vacina

Sem novas remessas do governo federal, a Prefeitura de Niterói vai suspender a vacinação da segunda dose com AstraZeneca neste sábado (14). O município vem recebendo poucas doses da vacina contra a Covid-19 nos últimos repasses do Ministério da Saúde. A vacinação da segunda dose nas pessoas que tomaram AstraZeneca será retomada nos próximos dias com a estimativa de chegada de nova remessa enviada pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde. A aplicação da segunda dose de CoronaVac e Pfizer segue normalmente na cidade. As pessoas que apresentaram reação adversa à vacina AstraZeneca podem optar pela Pfizer como segunda dose.

Regras para os “sommeliers de vacina”

Publicada no Diário Oficial a nova medida prevê que quem deixar de ir a um dos postos de vacinação de Niterói no dia estipulado no calendário para sua imunização contra a Covid-19 vai perder a vez e passará para o fim da fila, de modo que a sua imunização somente ocorrerá em eventuais “repescagens” a serem realizadas a partir de critérios técnicos e discricionários da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o decreto, o não comparecimento na data prevista para a vacinação contra o Covid-19, a escolha pela vacinas de marcas diferentes, a desistência ou a recusa quanto à imunização em razão da marca do imunizante, prática conhecida popularmente como “sommeliers de vacina”, implicam na presunção da renúncia tácita à ordem cronológica de vacinação. O cidadão que for até um dos pontos e recusar a vacina disponível terá de assinar um Termo de Responsabilidade. Caso se negue a fazê-lo, o servidor responsável pela vacinação no local terá de fazer o registro da recusa. O texto estipula ainda que a revacinação pode levar a responsabilização civil, administrativa e criminal.

Locais de vacinação calendário geral:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – R. Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca.
Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111– Piratininga.
Policlínica Regional Dr. Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº – Engenhoca.
Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá – Rua Alexandre Moura, 8 – São Domingos.
Posto volante no Ginásio do Colégio Gomes Pereira: Rua Nilo de Freitas, 40 – Largo da Batalha.
Posto volante no Campo de São Bento: Centro Cultural Paschoal Carlos Magno – Icaraí.

To Top