Cidade

Semana da Juventude de Niterói segue com diversas atividades; confira

Programação segue até sexta-feira com atividades no modelo híbrido para seguir os protocolos de segurança contra o coronavírus
A Semana da Juventude de Niterói 2021 começou nesta segunda-feira (9) e segue até o próximo dia 13, com uma série de atividades promovidas pela Prefeitura, através da Coordenadoria de Juventude de Niterói. A programação teve início com o Rolê de Bike e, à tarde, foi realizado o Fórum Municipal das Juventudes em Mudanças Climáticas.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, ressaltou a importância das iniciativas para o melhor desenvolvimento e futuro da cidade. “Abrir a Semana da Juventude com essa pedalada, saindo do skatepark São Francisco e chegando ao Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis, é muito emblemático. Representa o trabalho que Niterói vem fazendo em mobilidade, esporte e meio ambiente para o futuro da nossa juventude”, afirmou.

 

Fotos: Luciana Carneiro

Axel Grael enfatizou que Niterói tem tradição de ser referência na mobilização pelas mudanças que se quer e que são necessárias. “Quando falamos em emergência climática, não adianta esperar as mudanças em escala planetária, se não fizermos nosso papel aqui. Temos, hoje, uma cidade que é reflexo desse pioneirismo. Não é qualquer cidade que tem mais da metade do seu território protegido por unidades de conservação, com iniciativas tão concretas de mobilidade urbana e proteção de seus ecossistemas. É fundamental que a gente se prepare para enfrentar as mudanças que vêm por aí”, disse.

O chefe do Executivo reforçou, ainda, que são os jovens que vão lidar por mais tempo com as mudanças que serão necessárias. “A juventude não tem escolha. Não há um plano B. É preciso reverter o modelo de desenvolvimento que temos hoje. É fundamental o que estamos fazendo em Niterói. Ao criar a primeira Secretaria do Clima, por exemplo, e juntar com o ímpeto da juventude, criamos um ambiente para que Niterói, mais uma vez, seja protagonista e que daqui surja exemplo de como esse processo deve gerar uma transformação”, pontuou.

Rolê de Bike

Com a participação de representantes das Coordenadorias de Juventude e Niterói de Bicicleta, do vereador Binho Guimarães e de jovens da cidade, o Rolê de Bike, que começou em São Francisco e terminou no Cafubá, seguiu os protocolos sanitários com distanciamento social e uso de máscara.

Fotos: Luciana Carneiro

O coordenador de Juventude de Niterói, Eduardo Oliveira, lembrou que Niterói caminha para se tornar uma das cidades com mais ciclovias do país e citou a participação dos jovens construindo com a administração pública para o desenvolvimento da cidade. “Estamos pensando em uma juventude que cada vez mais é deslocada de um emprego formal e utiliza a bike como um meio de ter uma renda, com um trabalho via aplicativo, por exemplo, e o quanto ela pode utilizar melhor os espaços da cidade, uma cidade pensada para ela também”, comentou.

Responsável pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, Filipe Simões destacou as iniciativas que a gestão pública vem colocando em prática para uma cidade cada vez mais ciclável, segura e consciente para quem usa a bike, para motoristas e para os pedestres. ”A bicicleta tem tudo a ver com a juventude. Hoje, diferentemente de 20, 30 anos atrás, dificilmente o sonho de um jovem é apenas ter um automóvel, mas sim, poder se deslocar na cidade de forma ágil e segura, e a bicicleta é um dos caminhos para esse objetivo ser atingido. Estamos trabalhando muito para isso, uma cidade preparada para o ciclista, motorista e pedestre, criando projetos e ações que possam incentivar ainda mais o uso da bike, seja como transporte ou lazer”, disse.

Fórum 

A Prefeitura de Niterói lançou o Fórum Municipal das Juventudes em Mudanças Climáticas, instância de mobilização dos jovens niteroienses para discussão dos problemas decorrentes das mudanças do clima e o desenvolvimento sustentável. O evento aconteceu de forma online, em formato de webinar, com outras experiências nacionais, rodas de conversa e debates com representantes de Goiás, Pernambuco e Rio de Janeiro. O fórum vai concentrar as discussões sobre o tema das mudanças climáticas no âmbito da administração municipal e com os jovens da cidade.

“O Fórum da Juventude em Mudanças Climáticas é um palco fundamental para que a gente construa, de forma participativa e democrática, através de todos os aspectos da sociedade, os rumos que estamos criando da política pública da cidade”, enfatizou o secretário municipal do Clima, Luciano Paez.

Programação

Neste ano, adaptando-se ao Plano de Transição Gradual para o Novo Normal, a Semana da Juventude de Niterói 2021 contará com uma série de eventos no modelo híbrido, seguindo todos os protocolos para garantir a segurança sanitária dos participantes. A programação completa pode ser consultada nas redes oficiais da Coordenadoria de Juventude: instagram.com/cppjniteroi e facebook.com/cppjniteroi.

Confira:

Terça (10/08):
14h – Roda de Conversa Orgulho e Diversidade – Solar do Jambeiro
Quarta (11/08):
14h – Aulão Aprova Jovem: Vida Saudável – Teatro Popular Oscar Niemeyer
Quinta (12/08):
10h30 – Lançamento do Banco de Oportunidades – Prefeitura Municipal de Niterói
14h – Copa da Juventude – Espaço Nova Geração Cantagalo – CIEP Esther Botelho Orestes

Sexta (13/08):

14h – Encerramento com Live Show Prêmio Jovens Artistas Musicais – Caminho Niemeyer

To Top