Cultura

Programa Aprendiz Musical divulga resultado do edital para formação da nova Orquestra Jovem de Niterói

Programa Aprendiz Musical divulga resultado do edital para formação da nova Orquestra Jovem de Niterói

Foram cerca de 200 inscritos e 51 selecionados, sendo 22 com bolsa auxílio no valor de R$ 600 mensais

O Programa Aprendiz Musical divulgou, nesta sexta-feira (6), o resultado do edital para a formação da nova Orquestra Jovem de Niterói. Foram cerca de 200 inscritos com idades entre 15 e 23 anos, e 51 selecionados, sendo 22 com bolsa auxílio no valor de R$ 600 mensais. As inscrições foram realizadas no período de 1 a 20 de julho de 2021.

O Programa Aprendiz Musical é mantido pela Prefeitura de Niterói por meio da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e da Secretaria Municipal de Educação. Os encontros presenciais para os ensaios acontecem às terças e quartas-feiras, das 18h às 21 horas, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, seguindo todos os protocolos sanitários.

A prática de repertório do conjunto orquestral será sob a condução de profissionais especializados e prevê a participação de alunos e conjuntos em eventos como festivais, encontros, recitais e concertos. Além de fazer música, o objetivo principal da Orquestra é capacitar os jovens para o ingresso e a formação em cursos de música, em outras orquestras e instituições de ensino superior, incentivando a inserção no mercado de trabalho.

“Niterói é um município referência em Cultura e o Projeto Aprendiz Musical, considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, é realizado na cidade de Niterói desde 2001. O lançamento da ‘Orquestra Jovem de Niterói’ é mais uma oportunidade para os jovens e adolescentes que buscam seguir o caminho da música na cidade”, destaca o presidente da Fundação de Arte de Niterói, Marcos Sabino.

Sobre a Orquestra Jovem de Niterói

A Orquestra Jovem de Niterói é fruto do Aprendiz Musical, Programa da Prefeitura Municipal de Niterói que, há 20 anos, promove educação musical nas escolas da rede municipal da cidade e busca estimular o aprimoramento das habilidades técnicas e artísticas de seus integrantes.

A participação no conjunto visa, ainda, fomentar a leitura e a compreensão das formas e estruturas musicais (solfejo, leitura rítmica e análise harmônica) que podem contar com suporte em aulas de teoria e percepção musical, bem como a performance, incluindo aspectos relacionados à estética, a estilos e à história da música.

O Aprendiz Musical

Considerado um dos maiores programas socioculturais de educação musical ativos no país, o Aprendiz Musical é realizado em Niterói desde 2001 e leva para as escolas municipais aulas gratuitas de iniciação musical, canto coral e prática de instrumentos de cordas, sopros e percussão. Desde 2011, sua gestão é feita pelo Instituto Memória Musical Brasileira (IMMuB).