Cidade

Sem novas remessas do governo federal, Niterói suspende aplicação da segunda dose da AstraZeneca nesta sexta

Vacinação dos profissionais de saúde, veterinários e agentes funerários com 60 anos ou mais de idade, que estam na ativa, na Clínica da Família Estácio de Sá, na região central da cidade. O município do Rio de Janeiro ampliou hoje (27) o público-alvo da campanha de vacinação contra a covid-19.

A Prefeitura de Niterói vai suspender a vacinação da segunda dose com AstraZeneca nesta sexta-feira (6). O município informou que vem recebendo poucas doses da vacina contra a Covid-19 nos últimos repasses do Ministério da Saúde. A vacinação da segunda dose nas pessoas que tomaram AstraZeneca será retomada nos próximos dias com a estimativa de chegada de nova remessa enviada pelo Governo do Estado e Ministério da Saúde. A aplicação da segunda dose de CoronaVac e Pfizer segue normalmente na cidade.

Em transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura nesta quinta-feira (5), o prefeito de Niterói, Axel Grael, frisou a importância da chegada de novas remessas para dar continuidade à imunização. “Nós estamos cobrando do Ministério da Saúde o repasse das remessas de AstraZeneca para regularizarmos a segunda dose da vacina. Esperamos poder retomar, o mais rápido possível, a aplicação desse imunizante naqueles que já começaram o esquema vacinal”, pontuou.

O município alcançou a marca de 45% da população adulta com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. Já são mais de 188 mil com as duas doses ou a dose única do imunizante. O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou que mais de 357 mil pessoas já receberam ao menos uma dose, o que representa 87% da população maior de 18 anos. “Seguimos bastante adiantados no calendário, com grande esforço logístico e de conscientização sobre a importância da vacinação. Temos uma cobertura de primeira e segunda dose muito significativas, porque a população aderiu ao chamado e está comparecendo aos postos. Mas sem a chegada de novas remessas, precisamos suspender a aplicação da segunda dose da AstraZeneca. A Prefeitura segue aplicando a primeira e segunda dose de Pfizer e CoronaVac”, afirmou.

Niterói prossegue com a imunização da primeira dose da população geral a partir de 25 anos, nesta sexta-feira (6), mantendo dois dias por idade. O município segue, também, a imunização de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes maiores de 18 anos.

A imunização acontece em 10 pontos distribuídos pelo Município, com entrada liberada das 8h às 16h, e aplicação das vacinas até 17h. No Campo de São Bento, a imunização vai até as 16h. Para as gestantes, lactantes e puérperas, a imunização ocorre em três locais: Policlínica Regional Sérgio Arouca (Vital Brazil), Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva (São Lourenço) e Policlínica Regional de Itaipu.

 

To Top