Cidade

Intervenção acontece no Centro de Niterói; objetivo é garantir melhor fluidez no trânsito

Remanejamento da faixa de pedestres no cruzamento da Avenida Rio Branco e Rua São João promete desafogar também os cruzamentos das vias do entorno

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e a NitTrans estão trabalhando no remanejamento da faixa de pedestre da Avenida Rio Branco que fica na altura da Rua São João, no Centro. A NitTrans realizou um estudo técnico em busca de promover melhorias no fluxo neste local e a análise concluiu que a alteração de 27 metros na posição da faixa de pedestre, deixando livre a saída à direita da Rua São João para a Avenida Rio Branco, levará ao aumento da capacidade de volume de tráfego na saída da Rua São João, propiciando que mais veículos passem pelo cruzamento no mesmo tempo semafórico.

 

Fotos: Luciana Carneiro

O estudo foi realizado após a NitTrans receber, via o aplicativo Colab, solicitações de avaliação do tempo semafórico no cruzamento dessas vias no Centro. De acordo com a diretora de planejamento da NitTrans, Amanda Machado, esta mudança trará reflexos positivos no trânsito do Centro.

“Esta ação permitirá o aumento da fluidez no trecho anterior da Rua São João, desafogando os cruzamentos com as ruas Visconde do Uruguai, Visconde de Itaboraí e Barão do Amazonas, contribuindo para melhoria do fluxo de veículos no entorno do Jardim São João”, explica.

A NitTrans reforça que a alteração também possibilitará a ampliação em cinco segundos do tempo semafórico para travessia de pedestre na Avenida Rio Branco, que passará de 30 para 35 segundos, aumentando a capacidade de quantidade de pedestres na travessia a cada ciclo semafórico e melhorando ainda mais a segurança viária para o pedestre durante a travessia.

Fotos: Luciana Carneiro

Para o remanejamento da faixa de pedestre, a Seconser está fazendo o corte do canteiro existente nesta área. A intervenção terá etapas como o assentamento e concretagem do piso do canteiro novo, colocação de meio fio no novo trecho, novas rampas de acessibilidade, fechamento da outra travessia de pedestre e paisagismo no trecho do canteiro que será fechado. Também será feito pela NitTrans o remanejamento do sinal de trânsito e pintura da nova faixa de pedestre. A previsão é que o trabalho seja concluído em 20 dias.

“Equipes da Seconser estão trabalhando no local, realizando as intervenções necessárias para que seja feito o remanejamento da faixa de pedestre. São modificações simples que trazem mais segurança e fluidez no trânsito”, afirma a secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

To Top