A tática do ouro: "Eu sou do Rio, de Niterói, conheço bem a baía de Guanabara" disse Martine Grael - Niterói
Olimpíadas | Tóquio 2020

A tática do ouro: “Eu sou do Rio, de Niterói, conheço bem a baía de Guanabara” disse Martine Grael

A niteroiense Martine Grael e a paulista Kahena Kunze são bicampeãs olímpicas. A dupla brasileira chegou em terceiro na regata da medalha da classe 49erFX disputada no início da madrugada desta terça-feira (3) na Marina de Enoshima. A dupla ultrapassou o barco holandês que havia ficado na frente delas na fase de classificação no critério de desempate e conquistaram o ouro nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, repetindo o feito da Rio 2016. A dupla brasileira, que já havia vencido o evento-teste dos Jogos no local, terminou a regata decisiva na terceira posição, mas à frente das principais rivais graças a uma estratégia inusitada.

“Eu dei uma olhada no píer onde o pessoa estava torcendo, antes da gente descer com o barco e vi que tem uma diferença de corrente bem grande. Eu sou do Rio, de Niterói, conheço bem a baía de Guanabara, e sabemos que uma diferença de corrente favorece um lado ou outro. A gente não tinha uma estratégia certa de um lado ou outro, ia depender de como as adversárias estariam, mas a gente queria largar livre para poder velejar. A gente conseguiu dar uma largada apertada no começo, posicionamos na linha há poucos segundos da largada, mas conseguimos ir bem livre na direita e acho que ter ido rápido e livre foi a chave hoje porque estava com pouco vento. Se você fica no bolo acaba não tendo muito o que fazer”, contou Martine Grael.

Elas tiveram que superar algumas dificuldades nunca antes enfrentadas em anos no mar e recorreram até ao que não acreditam para garantir o segundo ouro olímpico.

“No primeiro dia aconteceram umas coisas que a gente mesmo, com muitas horas no barco, nunca tinham vivido. Prendeu a escota num lugar que nunca aconteceu antes. E nenhuma de nós duas é muito supersticiosa, mas a gente prendeu fitinha, pedimos pra abençoar o barco depois. Umas duas ou três coisas que exigiram que a gente tivesse um recomeço para chegar aqui hoje”, analisou Martine.

To Top