Saúde

Clínica de Hemoterapia de Niterói e Multicenter se unem em ação de doação de sangue

Itaipu Multicenter

Iniciativa ‘Doe Sangue, perto de você’ ocorrerá nos dias 5 e 6 de agosto

A Clínica de Hemoterapia de Niterói promoverá a ação pública da campanha ‘Doe Sangue, perto de você’, em parceria com o Shopping Multicenter, em Itaipu, Região Oceânica de Niterói. A iniciativa visa aumentar o número de doadores a fim de regularizar os estoques de sangue e atender a todos que precisam.

 

A ação, que segue todos os protocolos de segurança do Ministério da Saúde, possui uma criteriosa seleção daqueles que podem doar, atendendo à princípios como, a verificação da quantidade de sangue (hematócrito e hemoglobina) passível de doação, sem prejuízo ao doador, além da avaliação clínica de outros riscos possíveis. Os interessados em participar de um dos dias de coletas poderão agendar um horário conforme programação abaixo.

Programação:

Shopping Multicenter

Dias: 5 e 6 de agosto

Horário: 9h às 15h

Agendamento: (21) 2608-0011

Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6.501 – Itaipu – Niterói – Rio de Janeiro

Como doar

Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. Importante evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, não deve doar temporariamente.

Impedidos de doação

Além dos requisitos habilitando os doadores, é importante estar atento sobre os itens que proíbem a doação, a saber: estar gripado ou com processo alérgico (tosse, coriza); vacina de Sarampo e Tétano – 4 semanas; ter feito tatuagem e/ou piercing há menos de 1 ano; ter tido Hepatite depois de 11 anos de idade; ter realizado endoscopia e/ou colonoscopia nos últimos 6 meses; ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas; ser usuário de drogas ilícitas; e alguns medicamentos impedem a doação (essa questão será tratada na Triagem Clínica, no momento da doação). Covid-19 | Vacinas:

Vacina de gripe – 48hs (2 dias);

Vacina Astrazeneca/Pfizer – após 7 dias;

Candidatos que apresentaram infecção pelo Covid-19 são considerados inaptos por um período de 30 dias.

To Top