Cidade

Dia D de vacinação contra gripe em Niterói neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói realizará, no próximo sábado (31), o dia D de vacinação contra a Influenza, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Programa Médico de Família (PMF), Posto Volante do Theatro Municipal e Policlínicas, com exceção das unidades do Barreto e Piratininga. A vacinação estará disponível para pessoas a partir dos seis meses de idade e é preciso aguardar o intervalo de 14 dias entre a vacina da gripe e a imunização contra a Covid19.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destacou a importância do dia D. “O Dia D permite que a população tenha a oportunidade de se vacinar no sábado, principalmente aqueles que não podem ir durante a semana. A gripe pode levar a infecções graves, sobretudo em pessoas que têm comorbidades e são mais idosas. É importante que todos compareçam a uma unidade de saúde para receber a imunização”, declara o secretário.

 

A vacina da gripe continua sendo realizada de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas, unidades do Médico de Família e no Theatro Municipal, das 8h às 17h. Apenas no próximo sábado, Dia D, as Policlínicas irão oferecer a imunização, já que nos demais dias estão vacinando contra a Covid-19. das 8h às 17h. A campanha começou no dia 19 de abril e até o último sábado (24) imunizou 131.204 pessoas.

Acamados

Idosos acamados e pessoas com dificuldade de locomoção severa que fazem parte do grupo prioritário podem receber a vacina em casa. Basta fazer o cadastro através do link: www.bit.ly/acamadosgripeniteroi. É necessário preencher um questionário informando nome completo, data de nascimento, sexo, CPF, endereço, condição de saúde da pessoa a ser vacinada e telefone para contato.

Documentos

Para receber a dose, as pessoas que fazem parte dos grupos-alvo da campanha devem comparecer às unidades de saúde levando carteira de identidade e outros comprovantes, de acordo com os grupos a que pertencem: trabalhadores da Saúde ou da Educação devem apresentar identidade profissional ou crachá; crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias, o cartão de vacinação; pessoas com 60 anos ou mais, a identidade; pessoas com doenças crônicas (a partir de 5 anos de idade), a solicitação médica, com indicação da doença; as puérperas, a certidão de nascimento do bebê ou cartão do pré-natal ou cartão de vacinação do bebê; e as gestantes só precisam declarar que estão grávidas.

A doença

A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que a influenza acomete de 5% a 10% dos adultos e 20% a 30% das crianças, causando de 3 milhões a 5 milhões de casos graves e 250 mil a 500 mil mortes todos os anos.

Confira o endereço das salas de vacina:

Policlínica Sérgio Arouca, Vital Brazil; Policlínica do Barreto; Policlínica Regional de Itaipu; Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, São Lourenço; Policlínica Regional do Fonseca; Policlínica Regional de Piratininga.

Unidades Básicas de Saúde (UBS): Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca

Programa Médico de Família (PMF) por regionais: Região Oceânica – Cafubá I, Cafubá II, Cafubá III, Engenho do Mato, Maravista e Várzea das Moças. Praias da Baía – Alarico, Jurujuba, Martins Torres, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viradouro, Palácio, Ponta D’areia, Vital Brazil. Norte 1 – Caramujo, Jonathas Botelho, Morro do Céu, Teixeira de Freitas, Viçoso Jardim e Boavista. Norte 2 – Baldeador, Coronel Leôncio, Ilha da Conceição Leopoldina, Maruí, Marítimos, Nova Brasília, Vila Ipiranga. Pendotiba – Atalaia, Badu, Cantagalo, Grota I, Grota II, Ititioca, Maceió, Matapaca e Sapê.

Posto Volante do Theatro Municipal

 
Foto: Luciana Carneiro
To Top