Niterói Cidadã: questionário está disponível até o dia de 9 de agosto - Niterói
Cidade

Niterói Cidadã: questionário está disponível até o dia de 9 de agosto

Iniciativa da Prefeitura visa ações de fortalecimento do Terceiro Setor  

A Prefeitura de Niterói está desenvolvendo uma iniciativa de fortalecimento do Terceiro Setor na cidade, com a elaboração do programa Niterói Cidadã. O primeiro passo foi o lançamento de um questionário, que está disponível no Portal de Serviços até o dia 9 de agosto, para que as entidades possam responder, entre outras perguntas, quem são, o que fazem e como atuam.

Para acessar o questionário, é preciso abrir o Portal de Serviços pela internet (https://servicos.niteroi.rj.gov.br) ou baixar o aplicativo “Niterói Serviços Cidadão” nas lojas virtuais. Em seguida, fazer o login no Portal e buscar “Niterói Cidadã” nos serviços em destaque na primeira página.

A partir do levantamento destes dados será elaborado um diagnóstico do segmento e definidas estratégias de atuação do município. O programa está sendo estruturado a partir de três eixos: formalização, captação de recursos e capacitação.

“Uma vez que tivermos conhecimento das necessidades das entidades de Niterói, poderemos oferecer aos responsáveis cursos e capacitações através da Escola de Governo e Gestão, fortalecendo as instituições para que elas possam se desenvolver líderes mais capacitados, informados e motivados a construir uma Niterói mais cidadã”, enfatiza a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti.

Este diagnóstico vai auxiliar o município a compreender de forma mais específica as demandas das organizações e projetos sociais, com o objetivo de desenvolver um programa que auxilie e apoie o Terceiro Setor.

“A Prefeitura de Niterói está empenhada na construção de um programa de fortalecimento do terceiro setor, e a participação das organizações nesta primeira etapa é essencial. É importante que cada projeto, grupo ou entidade aponte suas demandas, seus problemas, seus desafios, para que o projeto possa potencializar o trabalho da sociedade civil”, reforça o secretário municipal de Direitos Humanos, Raphael Costa.

O programa contará com a participação de diferentes órgãos da Prefeitura, como as secretarias municipais de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), de Participação Social (Sempas), de Direitos Humanos (SMDH), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SMARHS), de Assistência Social e Economia Solidária (SMAES) e do Escritório de Gestão de Projetos (EGP).

“O projeto Niterói Cidadã vai proporcionar que as grandes ideias dessas organizações se tornem projetos viáveis, impactando positivamente o município e seus cidadãos O projeto pretende fazer com que as Organizações Não Governamentais do município sejam capacitadas na elaboração de projetos e captação de recursos e, desta forma, consigam participar de editais, municipais ou não”, afirma a responsável pelo Escritório de Gestão de Projetos da Prefeitura de Niterói, Valéria Braga.

To Top