Cidades

Agendamento por aplicativo para castração é novidade em Niterói

Agendamento por aplicativo para castração é novidade em Niterói

Iniciativa marca os quatro anos de funcionamento do Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos

Os niteroienses poderão agendar cirurgias de castração de cães e gatos por um aplicativo, que será lançado em agosto pelo Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD) da Prefeitura de Niterói. A novidade marca os quatro anos de atividades do centro, que já realizou 10.290 castrações.

Entre as funcionalidades, o aplicativo, que poderá ser baixado gratuitamente por todos os smartphones com sistemas Android ou IOS, irá disponibilizar agendamento para esterilização de forma intuitiva, com escolha das opções pré-determinadas; protocolo para identificação segura e controle de agendamento/procedimento; notificação com lembrete sobre o dia da cirurgia; controle para o usuário cancelar e/ou reagendar procedimentos. Em caso de cancelamento, a vaga volta ao sistema para ser aproveitada por outro usuário.

Os usuários cadastrados na plataforma também terão acesso a informações sobre quantidades de vagas para esterilização, trazendo transparência para a população e controle aos administradores.

O dispositivo será, ainda, uma ferramenta importante para o município alimentar um banco de dados com agendamentos totais por espécie e gênero, cancelamentos ou faltas, procedimentos realizados, idade e bairro de residência dos tutores. O sistema só poderá ser usado por moradores de Niterói. No momento do cadastro, haverá checagem do CEP junto aos Correios.

Fotos: Douglas Macedo

CastraMóvel

Mesmo com a pandemia, as cirurgias não foram interrompidas. Este ano, já foram castrados 1.200 animais.

“Apesar das dificuldades que a pandemia trouxe para todos, como por exemplo a falta de oxigênio no mercado e do kit intubação, ambos utilizados nas cirurgias tanto em humanos como em animais, o serviço em Niterói não parou. No CCPAD, os atendimentos são realizados respeitando os protocolos de distanciamento. Desta forma, foi possível manter a escala de cirurgias com uma pequena redução, mas sem interrupção, por ser um serviço importante para população”, explica Marcelo Pereira, coordenador da Coordenadoria Especial de Direito dos Animais (CEDA), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS).

Além do CCPAD, que é o centro físico para castrações, localizado no Fonseca, o município conta, desde 2020, com o CastraMóvel. Até o momento, seis bairros já foram atendidos pela unidade móvel, com a realização de mais de 1 mil cirurgias. Este mês, o veículo está em Santa Bárbara, onde foram agendadas 180 esterilizações de cães e gatos. Em agosto, a previsão é que a unidade atenda donos de animais da Ilha da Conceição.

A Coordenadoria iniciou estudos para implantação, em 2022, de dois módulos fixos de castração em duas regiões da cidade.

Modernização

A CEDA está modernizando todos os processos para dar mais agilidade, desde a marcação da castração até o mapeamento de áreas da cidade que precisam ter um foco maior no controle populacional. O objetivo é realizar campanhas pontuais nestes locais.

Outra iniciativa é o acompanhamento virtual do número de castrações, por meio do Portal SiGeo. A ferramenta de georreferenciamento permite agregar dados sobre o número de castrações já realizadas, por bairro, e informações sobre a última campanha de vacinação antirrábica, por exemplo.

A Coordenadoria ainda conta em sua estrutura técnica com um grupo de médicos veterinários residentes da Universidade Federal Fluminense UFF), numa parceria que foi fechada em 2020.