Esportes

Itacoatiara Big Wave 2021: Janela aberta em Niterói

Foto: Tony Dandrea

Atletas de elite, brasileiros e estrangeiros, estão disputando as provas. Campeonato pode ser acompanhado on-line

Os maiores surfistas de ondas grandes do mundo como: Lucas Chumbo, Pedro Calado, Gabriel Sampaio, Pedro Goulart e Gilmar Catelani caíram no mar nesta terça-feira (20), bem cedo, na praia de Itacoatiara, Região Oceânica de Niterói. Os atletas, que participam do campeonato Itacoatiara Big Wave 2021, uma competição de surf de ondas grandes, pegaram ondas tubulares pesadas de até 4 metros. O campeonato, que está sendo apresentado pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói (Smel), e pela Enel Distribuição Rio, conta com apoio da Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E.Vianna Personal.

Vídeo: Divulgação – Matheus Couto // Pedro Calado surfando e Gabriel Sampaio saindo do mar

Lucas Chumbo, campeão mundial de ondas grandes, foi um dos participantes da janela de abertura da competição. “Itacoatiara é um lugar muito especial para mim. Sem público é diferente, falta o calor humano, mas o importante é que estamos aqui podendo trabalhar, pegar uma onda gigante. Agora vamos ver no que vai dar”, disse, otimista.

Gilmar Catelani conta que as ondas de Itacoatiara são perfeitas para competições deste tipo. “Esse formato é diferente, mas estamos muito felizes de estar aqui. Hoje moro nas Ilhas Canárias e sempre acompanho a evolução do surfe em Niterói, que só tem craque. Essas ondas grandes em Itacoatiara são excepcionais. É um prazer poder estar nessa praia”, afirmou.

O niteroiense Gabriel Sampaio elogiou o formato adotado pelo torneio. “Esse novo formato do Big Wave está bem bacana, vamos ter as duas melhores notas até o final, com tempo para a comissão julgadora. Niterói é berço do surfe e vamos cada vez mais levantar o esporte na nossa cidade”, comentou Gabriel.

O campeonato está sendo realizado no formato digital pela primeira vez no Brasil. Seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia, somente os surfistas, cinegrafistas e equipes de apoio que fizeram teste de Covid-19 podem participar da competição. A permanência dos atletas no mar está condicionada ao horário autorizado pelo Município: entre 6h e 10h. Não há público presencial, mas os fãs do esporte podem acompanhar o Itacoatiara Big Wave 2021 pelo Instagram no perfil @itacoatiarabigwave e também no portal Waves (www.waves.com.br).

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Luiz Carlos Gallo, relembra que em 2018 esteve em Nazaré para aprofundar o conhecimento sobre essa modalidade de surfe e aperfeiçoar essa versão para a cidade.

“Niterói é um celeiro craques e já sediou, com sucesso, diversos eventos esportivos. É um município que respira esporte. Quando visitei Nazaré, queria entender como funcionava esse outro lado do esporte, para podermos adaptar e dar apoio para a organização dos torneios de ondas gigantes na cidade. Mais uma vez teremos a presença de atletas consagrados mundialmente disputando provas de surfe em Itacoatiara, só que nesse momento com formato digital. Os organizadores estarão transmitindo on-line para que o público possa assistir sem sair de casa e, com isso, evitamos aglomerações. No local da disputa, fazemos questão de que todos os protocolos sejam cumpridos”, explicou o secretário.

A janela das competições abriu nesta terça-feira (20) e vai até 30 de setembro. Os atletas deverão fazer as filmagens e enviar para a organização do evento. Após o encerramento da janela, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes. O resultado será anunciado até outubro. Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafistas.

Itacoatiara

O campeonato ocorre durante o inverno, estação em que, tradicionalmente, Itacoatiara recebe grandes ondulações. Itacoatiara tem se consolidado nos últimos anos como praia de referência no surf de ondas grandes no Brasil e atrai atletas da elite da modalidade.

O Itacoatiara Big Wave 2021 segue a orientação do Plano de Transição para o Novo Normal do município estabelecido pelo Decreto Municipal no 14.047/2021, em especial o horário de liberação de Itacoatiara entre 6h e 10h. Adicionalmente, os atletas deverão realizar testes para Covid-19 caso pretendam participar da competição, como determina o protocolo sanitário do evento.

“Itacoatiara tem vocação natural para o surfe de ondas grandes, pelas ondulações potentes e tubulares que recebe. O Brasil é a maior potência mundial no esporte na atualidade e temos também atletas na elite do surfe de ondas grandes. O campeonato contribui para o desenvolvimento do esporte e consolida Itacoatiara como referência nacional no surfe de ondas grandes”, ressaltou Alexey Wanick, presidente da Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói.

Enel Distribuição Rio 

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

“Este patrocínio é um exemplo do compromisso da Enel com o incentivo ao esporte e, além disso, dá destaque para o surfe como prática esportiva completa, apoiando atletas e promovendo a igualdade de gênero no segmento”, ressaltou Janaina Vilella, diretora de comunicação da Enel.

Foto: Tony Dandrea

To Top