Cidades

Mulheres em risco terão sala de atendimento exclusivo no Plaza Niterói

Mulheres em risco terão sala de atendimento exclusivo no Plaza Niterói

Espaço da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) de Niterói será inaugurado hoje 

A Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) de Niterói inaugura hoje em parceria com o Plaza Shopping Niterói, mais um espaço de atendimento à mulher. A sala, receberá o nome de Núcleo de Atendimento à Mulher, terá um espaço exclusivo no shopping, localizada no L4. O horário será de segunda a sábado, das 12h às 18h. A sala de atendimento é um ponto estratégico, com intuito em receber mulheres em situações vulneráveis ou de violência de forma segura.

Fernanda Sixel, coordenadora da Codim, explica que a parceria com o Plaza Shopping Niterói se deu após a necessidade de ter um local seguro em um ambiente democrático para apoio ao combate de violência contra a mulher. “A Coordenadoria vem buscando ações em conjunto com o Plaza e conversando para somarmos forças contra o feminicídio em Niterói. O shopping é um local de bastante movimento e de fácil acesso às mulheres para buscarem ajuda. A Codim vem trabalhando também, desde o início do ano, em projetos que acolham a mulher. Recentemente, conquistamos o nosso programa do Hotel de Passagem, que foi aprovado pelo prefeito Axel Grael, e o Auxílio Social, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Vereadores” ressalta Fernanda.

O espaço foi cedido pelo Plaza, sem nenhum custo à Coordenadoria, e contará com uma funcionária da Codim, em regime de escala. Além disso, a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres vai fazer um treinamento de três dias para todas as equipes do shopping, para que possam auxiliar no atendimento de forma humanizada e esclarecedora, com o objetivo em romper o ciclo da violência.

Segundo a Aline Piubel, gerente de Marketing do Plaza Shopping Niterói, “Para nós do Plaza Niterói, é uma grande conquista ter um espaço dedicado à mulher em parceria com o Codim. Temos a convicção de que se trata de uma agenda prioritária e urgente. Ao lado deles, iniciamos um importante momento de escuta ativa sobre o tema e agora iniciamos medidas concretas, para que juntos possamos reforçar os meios de apoio às mulheres.”

Hotel de Passagem e Auxílio Social

Niterói será o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a implantar um programa piloto de reserva de vagas em hotéis para abrigar, temporariamente, mulheres em situação de violência. O programa, criado pela Codim, foi aprovado recentemente pelo prefeito Axel Grael. A vaga ficará disponível por um período máximo de 15 dias, assegurando também a cobertura aos dependentes legais e afetivos da beneficiária, que poderão permanecer no hotel, além de manter em sigilo o nome e endereço do local.

Já o programa de Auxílio Social destinará o valor de mil reais mensais, durante 6 meses e prorrogáveis por mais 6 meses, para as mulheres que estiverem dentro dos requisitos do programa como residir com o agressor e efetuar o Boletim de Ocorrência, além da condição socioeconômica. A prorrogação depende do acompanhamento com a equipe técnica da Codim no nosso Centro Especializado no Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (CEAM). Além disso, serão ofertados cursos de formação e capacitação.