Cidade

Fiscalização ambiental faz ação educativa contra poluição sonora em Niterói

Bares e restaurantes da Zona Sul, Centro e Região Oceânica foram vistoriados

Fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS) fizeram, neste fim de semana, uma ação educativa para identificar bares e restaurantes de Niterói que não estão adequados às normas de poluição sonora.

A equipe fiscalizou estabelecimentos em Icaraí, São Francisco, Centro e Região Oceânica, atendendo denúncias recebidas e também para verificar se as casas que têm projetos de tratamento acústico aprovados pelo órgão estavam de acordo com a autorização que receberam para oferecer música ao vivo ou em caixas de som.

 

De acordo com a secretaria na maioria dos locais visitados não foram encontradas irregularidades. Os fiscais notificaram os representantes para procurar a Secretaria, caso haja intenção de oferecer música, para que possam ser orientados a como fazer o projeto de tratamento acústico.

Em Piratininga, três bares estavam com música ao vivo fora dos padrões e foram notificados. Em dois deles foi constatado que havia projetos aprovados pela Secretaria para uso de limitador sonoro, mas não estavam utilizando este equipamento no momento da fiscalização. As casas foram notificadas a cessar com a música e os representantes a comparecerem ao órgão dentro do prazo de 15 dias. O terceiro estava com música ao vivo sem ter ainda o projeto de tratamento acústico aprovado.

No Centro, um bar estava com música ao vivo sem autorização e foi notificado a apresentar o projeto de tratamento acústico. “Recebemos muitas denúncias de poluição sonora. Esta operação teve um caráter educativo. Alguns estabelecimentos já tinham projetos autorizados, mas estavam fora dos padrões. E também constatamos bares que estavam com música ao vivo sem autorização. Além da ação educativa, as casas foram notificadas para que se adequem aos padrões”, explica o diretor de Fiscalização da SMARHS, Victor Lopes.

Foto: Douglas Macedo 
To Top