Polícia

Polícia Federal deflagra operação em Niterói e Rio para investigar fraudes em contratos públicos

Arquivo

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (8) a Operação Pronta Emergência II, que apura irregularidades em contratos públicos, celebrados pelo IPUB/UFRJ – Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A ação de hoje conta com a participação de 52 policiais federais, que cumprem dois mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão, nas cidades do Rio de Janeiro (capital) e Niterói.

Segundo a PF, as investigações indicam que servidores do IPUB/UFRJ, em troca do recebimento de vantagens indevidas, se associaram criminalmente aos empresários representantes das empresas favorecidas, a fim de direcionar diversas contratações.

Nas irregularidades verificadas na montagem dos processos de licitação estão: cotações fictícias, superfaturadas e com empresas integrantes da organização criminosa; elaboração de estudo técnico preliminar (ETP) pelas próprias empresas, sendo posteriormente preenchidos no IPUB/UFRJ; direcionamento da contratação mediante pagamento de vantagens indevidas aos servidores. Além disso, também segundo a polícia federal, há fortes indícios de que as empresas participantes do esquema pertencem aos mesmos indivíduos.

Os mandados foram expedidos pela 01ª Vara Federal Criminal do Rio, e os investigados respondem pela prática dos delitos de organização criminosa, peculato e fraudes em licitação.

To Top