Cultura

“Presente Distópico” leva ficção científica para as ruas de Niterói

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói abre, no dia 7 de julho de 2021, quarta-feira, a partir das 11h, a exposição “Presente Distópico”, um convite à imaginação e uma reflexão sobre os limites entre a ficção e a realidade.

Diante das incertezas profissionais e emocionais trazidas pela pandemia, a fotógrafa Renata Xavier, a estilista Aline Ciafrino e a maquiadora Christina Gall resolveram criar, como uma forma de curar a alma e sobreviver ao caos. A modelo e bailarina Suzana Quintanilha foi convidada para interpretar uma personagem que representa a força, a vida e a beleza que estão dentro de cada um. A esperança que atravessa o tempo e o espaço.

Inspiradas pela cultura pop e pelo Cinema, as artistas uniram seus talentos para produzir um ensaio lúdico e lírico pelas ruas da cidade de Niterói, que resultou nas 30 fotografias que estarão expostas no MAC Niterói e que já foram publicadas em diversos países.

“O ano de 2020 parece um filme de ficção-científica: o mundo parou, um vírus se espalhou, tudo mudou. Os futuros distópicos pós-apocalíptico do cinema se tornaram o nosso: ‘Presente Distópico’. Os trabalhos demonstram que vale a pena sonhar, resistir, superar, criar e que os seres humanos são movidos pela esperança. A resiliência é a nossa natureza”, finaliza Renata.

A exposição fica em cartaz até 22 de agosto, com visitação de terça a domingo, das 11h às 16h.

Ingresso: R$ 12 (inteira). Estudantes, professores e pessoas acima de 60 anos pagam meia (R$ 6). Entrada gratuita para estudantes da rede pública (ensino médio), crianças de até 7 anos, portadores de necessidades especiais, moradores ou nascidos em Niterói (com apresentação do comprovante de residência) e visitantes de bicicleta. Na quarta-feira, a entrada é gratuita para todos.

To Top