Saúde

Niterói reforça sobre a prática do “sommelier de vacina”

“Escolha se vacinar!” diz a postagem da Prefeitura de Niterói que reforça a luta contra a prática do famoso “sommelier de vacina”, como estão sendo chamadas as pessoas que deixam de tomar a vacina para buscar uma marca de preferência. Segundo a secretaria de saúde essa prática além de não fazer sentido, aumenta a exposição individual e coletiva ao risco e prejudica a luta contra a doença tendo em vista que ao se vacinar, a cobertura vacinal aumenta. Todas as vacinas utilizadas em Niterói são comprovadamente eficazes, seguras e aprovadas pela OMS e pela Anvisa.

“Escolha se vacinar!
Não deixe de tomar a vacina para buscar uma marca de preferência. Não estamos lidando com marcas de roupa ou alimento. Essa prática aumenta a exposição individual e coletiva ao risco, além de prejudicar a luta contra a doença. Todas as vacinas utilizadas em Niterói são comprovadamente eficazes, seguras e aprovadas pela OMS e pela Anvisa. Ao se vacinar, você ajuda a aumentar a cobertura vacinal, que é o mais importante neste momento. Salvar vidas é uma responsabilidade coletiva, e fazer a sua parte é essencial. Diga sim à vacina, seja ela qual for.” diz a postagem da Prefeitura de Niterói.

Evite filas

 

A partir desta semana os moradores de Niterói poderão agendar pelo aplicativo Colab a vacinação contra a Covid-19 nos 11 pontos de imunização do município. Nesta quinta-feira (01) o agendamento estará disponível no drive-thru do Campus Gragoatá da UFF e nas Policlínicas de Itaipu e do Barreto. Na sexta-feira (02) será a vez do Clube Central e da Policlínica do Fonseca. O serviço já está disponível para o Campo de São Bento, em Icaraí, Colégio Gomes Pereira, no Largo da Batalha, e nas policlínicas do Vital Brazil, São Lourenço, Engenhoca e Piratininga.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, destaca que o aplicativo é um método mais prático que permite marcar data e horário da primeira e da segunda dose. Por ele é possível obter comprovação digital da imunização. “Como previsto, estamos ampliando o agendamento para todos os pontos de vacinação. Tivemos bons resultados com o uso do aplicativo, pois evita aglomerações, facilita e agiliza o andamento da imunização”, destacou o secretário.

O serviço, que teve início no dia 31 de maio, já foi usado por mais de 10 mil pessoas. Para realizar o agendamento da vacina basta baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário estar dentro do público alvo e da idade para receber a imunização, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.

No local de vacinação escolhido é preciso apresentar um documento com foto, CPF e o comprovante de residência. Além desses documentos, pessoas com comorbidade, gestantes e lactantes precisam levar o laudo médico e puérperas precisam apresentar a certidão de nascimento do bebê.

Para a segunda dose, a marcação também deve ser realizada pela ferramenta. Também é possível agendar pelo site da Prefeitura de Niterói (www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina). Quem precisar remarcar a data e horário da vacinação, caso não consiga comparecer no dia agendado, deve mandar um e-mail para contato@colab.re.

To Top