Cidade

Gestantes vacinadas com AstraZeneca vão receber 2ª dose da Pfizer em Niterói

As gestantes vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose da AstraZeneca vão receber a segunda dose com a vacina da Pfizer, em Niterói. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (01), em transmissão ao vivo da Prefeitura de Niterói. O município, que já vacinou mais de 290 mil pessoas, informou que está fiscalizando com rigor a aplicação dos imunizantes, para evitar que aqueles que já completaram o ciclo vacinal recebam mais doses, dada a procura por outras marcas de vacina.

O prefeito Axel Grael destacou que o Município tem feito um grande esforço para vacinar a população, buscando acelerar o calendário para imunizar a todos o mais rápido possível. “O indicador síntese está estabilizado com relação a semana passada, registrando o mesmo nível de 7,25 e mostrando uma situação com um pouco mais de tranquilidade. Mas isso não significa que superamos o problema da pandemia, e precisamos continuar com todos os cuidados e seguindo os protocolos sanitários. Nós estamos tratando de vidas humanas, da saúde das pessoas que amamos. Não tem cabimento que quem já tomou suas doses da vacina queira tirar a chance de outra pessoa se proteger contra a Covid-19, tomando vacinas de outras marcas. Vamos tomar as providências para responsabilizar quem burlar essa orientação”, enfatizou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, lembrou que a vacinação de grávidas com AstraZeneca foi suspensa por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido a possíveis efeitos adversos do imunizante. Mas antes da suspensão, uma parcela deste público já havia recebido o imunizante. “Seguindo a orientação do Comitê Científico e da Secretaria de Estado de Saúde, a gestante que tomou a primeira dose da AstraZeneca, vai tomar a segunda de Pfizer. A partir da semana que vem, quando está programada a chegada de uma nova remessa de Pfizer, as gestantes que estiverem em suas datas de retorno podem buscar as unidades de vacinação para tomar a segunda dose da vacina”, disse.

Vacinação

A imunização contra a Covid-19 continua nesta sexta-feira (02) e no sábado (03) para pessoas a partir de 40 anos. Amanhã, a vacinação ocorrerá nos 11 pontos do município, das 8h às 17h, com acolhimento até às 16h. O ponto do Campo de São Bento vai até às 16h, com entrada até às 15h.

No sábado, a vacinação ocorrerá nas Policlínicas Regionais do Fonseca e de Itaipu, além do drive no Campus Gragoatá da UFF. O horário é das 8h às 12h, com entrada até 11h.

To Top