Cidades

Niterói conhece vencedores do concurso da Nova Orla de Charitas

Niterói conhece vencedores do concurso da Nova Orla de Charitas

Projeto vencedor será a base para as obras de requalificação do local, que será transformado em um grande parque linear

O Instituto dos Arquitetos do Brasil, Departamento Rio de Janeiro (IAB-RJ), divulgou os vencedores do concurso nacional para a escolha do projeto de requalificação da orla de Charitas. O concurso foi lançado em parceria com a Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade. O projeto vencedor foi desenvolvido por uma equipe coordenada pelo arquiteto Luiz Eduardo Índio da Costa.

O segundo lugar ficou com o escritório Thiago e Priscila Moreno Bellas, de Niterói. O terceiro colocado foi o escritório Furcolin Paisagismo, com projeto coordenado por Paula Pereira, de Campinas.

A iniciativa tem o objetivo de transformar o trecho entre a Praça Radio Amador e o Clube Naval em um grande parque linear. Lançado no dia 22 de abril, o concurso teve 19 inscritos. Durante uma live promovida pelo IAB-RJ, na noite da última segunda-feira (28), foram anunciados, além do vencedor, cinco projetos que receberam menção honrosa.

A proposta vencedora quer transformar a orla de Charitas em um grande parque linear que se estende por toda a praia, com linguagem urbanística atual que contempla um ajuste viário, fiação embutida, nova ciclovia, equipamentos esportivos e paisagismo. O projeto considera também a padronização de todos os elementos urbanos, inclusive a paginação de piso que vem de São Francisco, unificando o passeio como um todo.

De acordo com o projeto, a Praça do Rádio Amador será redesenhada e a orla vai ganhar quadras esportivas, um parque infantil e uma horta comunitária. O projeto ainda redistribui o traçado viário, prevê um plantio de espécies nativas de restinga e Mata Atlântica e a criação do primeiro atracadouro público de Niterói.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, explicou que, além de ser um projeto que vai transformar a orla de Charitas do ponto de vista urbanístico, a iniciativa está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico da região. A ideia, segundo ele, é tornar a área ainda mais agradável para os niteroienses e visitantes, com um espaço público moderno e que trará mais qualidade de vida para todos. “Estou muito feliz de ver a quantidade de talentos que se envolveram para escolher os projetos vencedores, entre os 19 apresentados. Nós fizemos um processo de consulta à população, através do Colab, para colher resultados que vão auxiliar as equipes. Foram três mil contribuições, então você pode perceber o interesse da população no tema”, disse o prefeito.

Axel Grael ressaltou que o projeto vencedor ainda vai passar por algumas etapas, sendo submetido à opinião pública. “Essa é uma região com valor histórico enorme para a cidade, e tenho certeza que a população vai receber com grande satisfação o resultado desse trabalho”, destacou.

O secretário municipal de Urbanismo, Renato Barandier, disse que o projeto vencedor trouxe ideias inovadoras. “O projeto vencedor demonstrou grande conhecimento da área e apresenta propostas inovadoras, como o novo desenho da Praça Rádio Amador, a redução da área de vias em frente ao Morro do Preventório para a criação do Parque da Orla, uma grande área de lazer, e a marina, junto ao Clube Naval. Isso vai ampliar a área de lazer e recreação da cidade, fazendo da orla de Charitas um grande parque integrado em toda a sua extensão”, comentou Barandier.

O secretário também agradeceu a parceria com o IAB-RJ, aos jurados e a cada uma das equipes participantes. “Essa não é uma etapa se que conclui, pelo contrário, é uma etapa enorme de trabalho que começa, com a escolha da ideia conceitual da melhor proposta que foi apresentada. Tenho certeza que cada um desses trabalhos, cada uma dessas equipes vai ter muito a contribuir no projeto que vai ser entregue para a população de Niterói”, disse.

Renato Barandier destacou, ainda, que as orlas, hoje, são objetos de fundamental importância frente às mudanças climáticas na relação com o mar. “As orlas também se mostram agora, com a pandemia, com outro valor inestimável para a população: um espaço aberto, público, de lazer, de bem-estar, de desenvolvimento econômico e integração social”, declarou o secretário.

O presidente do IAB-RJ, Igor de Vetyemy, ressaltou que a experiência do concurso para a requalificação urbanística da Orla de Charitas será levada ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que acontece em julho, no Rio de Janeiro. “Os projetos participantes estão disponíveis no site do concurso. Ainda há um grande caminho para concretizar a transformação da orla, mas o primeiro grande passo já foi dado. Esse primeiro grande passo acontece em um momento muito especial, quando os olhos do mundo estão voltados para o nosso País e nosso Estado, discutindo as cidades do futuro”, destacou Igor Vetyemy.