Economia

Saiba quanto será pago por família em Niterói pela Moeda Arariboia

Saiba quanto será pago por família em Niterói pela Moeda Arariboia

A Prefeitura de Niterói divulgou que o valor distribuído pela Moeda Araribóia é de R$ 90 por membro da família, podendo chegar até R$ 540. Segundo o executivo o benefício irá contemplar as família que possuem Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). “A criação da Moeda Social Arariboia, possui o objetivo de mitigar os efeitos econômicos causados pela pandemia, e ampliar o cadastro formal de empreendimentos comerciais, proporcionando a diminuição das desigualdades regionais.” informou a Prefeitura. A moeda poderá ser usada nos comércios locais cadastrados.

Banco Comunitário na Vila Ipiranga

A Prefeitura de Niterói inaugurou oficialmente, na última terça-feira (22), o projeto piloto do Banco Comunitário Arariboia, em Niterói. A primeira agência fica na Vila Ipiranga e é coordenada pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária (SMASES). O objetivo é organizar e cadastrar pequenos produtores, empreendimentos de economia solidária e comerciantes de dentro da própria comunidade para que a Moeda Social Arariboia seja usada como moeda local circulante, aquecendo e movimentando a economia na comunidade. O projeto prevê a instalação de mais sete agências em todas as áreas da cidade.

O Banco Comunitário

O Banco Comunitário Arariboia é administrado pelo Instituto E-dinheiro, conforme termo de colaboração publicado em 18 de setembro de 2020 no Diário Oficial do Município. O E-dinheiro é uma Organização da sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que funciona como uma fintech, trazendo soluções financeiras e bancárias e é a entidade gestora do Banco Palmas, o banco comunitário de Fortaleza, além de gerir 48 bancos comunitários digitais associados em 17 estados do Brasil. O objetivo da fintech é proporcionar o desenvolvimento econômico e social de bairros e municípios, capacitando, formando e implantando instrumentos de Finanças Sociais, Economia Criativa, Economia Solidária e do desenvolvimento sustentável, facilitando o processo de geração e distribuição de trabalho, ocupação e renda, tendo como estratégia o desenvolvimento local.

Foto: Luciana Carneiro