Meio ambiente

Educação ambiental será tema de debate entre professores e estudantes em Niterói

Entre os dias 28 de junho e 2 de julho, profissionais de educação de Niterói e de outros municípios vão debater a inserção no contexto educacional de questões ambientais durante a III Semana Municipal de Educação Ambiental na Escola (Semae). Com o tema “Um olhar resiliente sobre os novos tempos”, o evento é uma realização da Câmara Técnica de Educação Ambiental do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Coman), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMSRHS), da Fundação Municipal de Educação de Niterói, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset).

A programação contará com palestras, oficinas e uma programação infantil voltada especialmente para alunos das unidades municipais de educação de Niterói. A transmissão de toda a semana será online, pelo canal do Youtube da Câmara Técnica de Educação Ambiental.

 

A mesa de abertura, dia 28, às 15h, vai abordar “Iniciativas para o fortalecimento da educação ambiental em Niterói”, com mediação da bióloga Aline Moreno, representante da SMARHS na organização do evento. Na terça-feira, 29, o destaque será a oficina “Pancs, a alimentação transformadora e um futuro sustentável”, sobre plantas alimentícias não convencionais, que será ministrada por Clarissa Taguchi, fundadora da Pancs Brasil.

No dia 1º, o tema será voltado para os professores da Rede Municipal de Educação de Niterói, com a roda de conversa “Desafios dos docentes na realização de projetos de educação ambiental durante a pandemia”.

“A Semana Municipal de Educação Ambiental na Escola é um evento que vem sendo realizado desde o ano de 2018. Mais do que falar sobre educação ambiental, a SEMEAE tem sido um espaço de diálogos, debates e troca de experiências entre docentes, pesquisadores, universitários e interessados na temática”, explica a bióloga da SMARHS, Aline Moreno.

A programação completa da III Semana de Educação Ambiental na Escola e a ficha de inscrição estão no site da SMARHS: www.smarhs.niteroi.rj.gov.br.

To Top