Cidades

Fórum de Educação Ambiental em Niterói encerra programação do mês do Meio Ambiente

Fórum de Educação Ambiental em Niterói encerra programação do mês do Meio Ambiente

Profissionais de educação de diferentes municípios podem se inscrever para apresentar trabalhos sobre o tema

A Prefeitura de Niterói vai realizar virtualmente, na quarta-feira (30), o V Fórum de Educação Ambiental, evento que encerrará a programação do Mês do Meio Ambiente organizada pela Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação. O encontro virtual terá transmissão na página do Facebook “Educação Niterói” e contará com palestras e debates sobre o tema “Educação Ambiental em tempos de pandemia”. Profissionais de educação de diferentes municípios podem se inscrever para apresentar trabalhos com a temática.  O evento é realizado anualmente pela SME desde 2016 e foi criado com o objetivo de ampliar a discussão sobre a proteção do meio ambiente e como a educação pode contribuir para a conscientização da população, através dos alunos e professores.

“Assumimos o compromisso de participar da construção de uma cidade mais resiliente, colocando a sustentabilidade no centro das políticas educacionais de Niterói. Estamos desenvolvendo diferentes projetos transversais, dentro e fora das escolas, e o fórum é um deles. É um evento muito importante nesta transformação da comunidade escolar, afinal, o debate e a pesquisa são essenciais para defender o meio ambiente”, disse o secretário de Educação, Vinicius Wu.

O evento contará com a palestra de profissionais da área. Já na parte da tarde, profissionais de educação de diferentes municípios poderão apresentar relatos de trabalhos que já produziram em sala de aula com temática ambiental. O fórum está sendo organizado pela Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde, através da Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional (SSPCA). “Estamos animados com esse espaço de diálogo, pensado para promover encontros e trocas  por uma educação ambiental de impacto positivo, transformadora, inclusiva e sustentável. É imprescindível a construção coletiva, por isso, acreditamos muito nas possibilidades deste fórum”, acrescentou o subsecretário da SSPCA, Thiago Risso.

Envio de trabalhos

Os profissionais interessados em apresentar seus trabalhos deverão enviar até o dia 28 de junho, no e-mail: [email protected], um resumo do projeto em português, com máximo de 250 palavras, em arquivo “.doc”. O título deve ser claro e objetivo, com menos de três linhas. Já o nome e sobrenome dos autores devem ser separados por ponto e vírgula, e o autor deve inserir a instituição acadêmica a qual pertence. A comissão organizadora do evento entrará em contato para confirmar o horário da apresentação. As falas terão duração de 15 minutos.