Cidades

Semáforos inteligentes instalados no Corredor Transoceânico de Niterói reduzem tempo de trajeto

Semáforos inteligentes instalados no Corredor Transoceânico de Niterói reduzem tempo de trajeto

No conjunto de ajustes viários promovidos pela NitTrans, iniciados em maio, ao longo dos trajetos por onde passam os ônibus que operam as linhas do BHLS, está a instalação de um sistema ‘Onda Verde’ dedicado aos ônibus que circulam pelas pistas exclusivas do Corredor Transoceânico. Os semáforos instalados nos 27 cruzamentos ao longo da via contam, agora, com tecnologia que identifica a aproximação dos coletivos e aciona a luz verde do sinal. Em maio, primeiro mês de funcionamento do sistema, a redução de tempo no trajeto foi, em média, 20% dentro do corredor exclusivo, onde há 13 estações de embarque e desembarque.

A diretora de Planejamento de Trânsito da NitTrans, Amanda Machado, explica que a abertura dos semáforos na ‘Onda Verde’ não acontecerá de modo repentino. “O tempo para abertura leva em consideração a distância ideal para identificação dos ônibus pelo sistema, para que ocorra de forma segura, com um tempo para que os pedestres e veículos que estejam cruzando o corredor concluam a travessia em segurança”, afirma.

Outra medida adotada pela NitTrans foi a instalação de 36 novas placas de regulamentação informando a proibição de circulação de pedestres e ciclistas no corredor exclusivo para ônibus, e a realização de uma campanha de Educação Para o Trânsito voltada ao respeito às normas de trânsito. A intenção é conscientizar a população sobre os riscos da circulação irregular de pessoas, ciclistas e veículos de passeio nas pistas exclusivas do BHLS.

Durante a campanha, iniciada na última semana e que se estende pelo mês de junho, os ônibus que circulam pelo corredor viário da TransOceânica trarão em seus vidros para-brisas traseiros mensagens educativas, que também serão veiculadas em cartazes a serem afixados nas estações do BHLS.