Comunicação contemporânea em pauta no TJRJ - Niterói
Justiça

Comunicação contemporânea em pauta no TJRJ

O ecossistema da comunicação contemporânea foi o tema da palestra do jornalista e professor Fábio Vasconcellos apresentada, nesta terça-feira (15/6), ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, juízes auxiliares e diretores-gerais. O jornalista palestrante explicou que a revolução na comunicação teve início em 1995 com a internet e vem sofrendo diversas mudanças desde os anos 2000 com as mídias sociais digitais, com a substituição do modelo vertical de comunicação pelo modelo horizontal entre sujeitos comuns não institucionalizados.

De acordo com Fábio, os desafios para as instituições, atualmente, são a percepção da realidade pela população, a conquista da confiança do seu público e o maior potencial de crises de comunicação enquanto as principais oportunidades estão no estabelecimento de uma comunicação direta, com empatia e proximidade, criando novas agendas, com respostas efetivas e apresentação de dados e evidências. “Precisamos contar histórias a partir dos dados. Para combater a boataria e fake news, temos que apresentar evidências e, para combater a desinformação, devemos mostrar dados”, completou.  

Os desembargadores Cesar Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, e Wagner Cinelli também participaram do evento.

To Top