Saúde

Hospital Icaraí, em Niterói, é contemplado pela Iniciativa Angels

Hospital Icaraí, em Niterói, é contemplado pela Iniciativa Angels

Projeto qualifica hospitais de todo o mundo para atendimento de casos de AVC

Neste dia 15 de junho, o Hospital Icaraí, localizado em Niterói, foi contemplado pela Iniciativa Angels em reconhecimento ao comprometimento da unidade de saúde e profissionais com a qualidade do atendimento a pacientes com acidente vascular cerebral (AVC). A Iniciativa Angels é uma coordenação internacional de vários centros médicos que se capacitam em atender pacientes com AVC.

O projeto que qualifica hospitais de todo o mundo para atendimento de casos de AVC, teve início no hospital Icaraí em junho de 2020. No período de implementação do projeto, foram alcançados resultados positivos nos indicadores de atendimento a casos de AVC. “Conquistamos esse marco com um recurso importante que é a famosa Stroke Bag, que permite guardar medicamentos e materiais específicos para o tratamento do AVC, permitindo maior agilidade, num menor tempo e conformidade no processo. A conquista da Stroke Bag é um símbolo entregue pela iniciativa Angels em reconhecimento ao esforço e entrega de resultados pelo Hospital Icaraí rumo a sua certificação no atendimento de qualidade ao paciente com AVC”, conta Dr. Guilherme Torezani, gerente médico do protocolo de AVC do Hospital Icaraí.

As equipes de profissionais do Hospital Icaraí envolvidas no atendimento de pacientes com AVC passaram por treinamento com seu time de AVC, composto por neurologistas da instituição e com o consultor científico do Angels. Com isso, nesse primeiro ano de implementação, já foi possível intervir e reverter dezenas de AVC, prevenindo sequelas e identificando causas que levariam a outros episódios dessa grave doença.

A Iniciativa Angels é um projeto de ordem global, está presente em mais de 100 países e já ultrapassaram mais de 3500 hospitais ajudando as instituições no processo de implementação e qualificação para atender o paciente com AVC. “Nós do Angels ajudamos no processo de implementação e gestão do protocolo. Se a instituição tem um protocolo implementado, nós trabalhamos para que os gaps possam ser corrigidos e com isso a instituição possa atender cada dia melhor o paciente com AVC. A parceria que nós fizemos com o Hospital Icaraí foi superprodutiva e vimos que o hospital tem plenas condições de atender os pacientes com AVC com maestria. E isso o Hospital Icaraí tem realizado a cada dia! Por isso que nós estamos presenteando o hospital com a stroke bag. Uma bolsa onde pode ser montado um kit para atender o paciente com a única droga indicada para terapêutica medicamentosa do AVC e insumos. Com essa parceria nós temos certeza de que a cada dia o hospital fará e já está fazendo a diferença na região de Niterói”, diz Alessandro Rômulo – Consultor Científico da Iniciativa Angels.