Educação

Alunos da Rede Municipal em Niterói participam de atividades voltadas ao meio ambiente

Alunos da Rede Municipal em Niterói participam de atividades voltadas ao meio ambiente

Objetivo é conscientizar sobre a importância da preservação e incentivar o contato com a natureza

Os alunos da Rede Municipal de Educação de Niterói estão participando de atividades voltadas ao meio ambiente durante todo o mês de junho. O objetivo é conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da preservação do meio ambiente, incentivar o contato com a natureza e alertar para a necessidade de cuidados com a saúde física e mental. A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação também realizarão uma homenagem às vítimas da Covid-19.

Entre as iniciativas elaboradas, estão oficinas para que os alunos compreendam o processo de semeadura, cultivo e diversidades das plantas e de degustação de Plantas Alimentícias não Convencionais (Panc’s). Outro projeto é a prática da yoga para os alunos mais novos, o Yoga Educa, que visa estimular a concentração e também o relaxamento dos alunos. Já foram realizadas atividades nas escolas municipais Levi Carneiro (Sapê), Anísio Teixeira (São Domingos) e Professora Maria de Lourdes Barbosa Santos (Fonseca) e nas UMEIS Jacy Pacheco (Barreto), Professora Nina Rita Torres (Piratininga), Rosalda Paim (Centro), Regina Leite Garcia (Fonseca) e Renata Magaldi (Fonseca).

Também serão realizadas atividades de contação de histórias, feira de adoção de animais domésticos para as famílias, numa parceria com o Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), em data a ser divulgada, e o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica em homenagem às vítimas da Covid-19 na Praça Flávio Palmier, no Barreto, no dia 21 de junho, em parceria com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e a Secretaria Municipal de Conservação e Limpeza (Seconser).

“Dentro do Plano de Retomada das aulas, elaboramos ações priorizando a realização de várias atividades e a ocupação de espaços ao ar livre. O momento em que estamos vivendo é importante para intensificar as reflexões a fim de construirmos um ambiente mais justo e verdadeiramente sustentável”, afirma o secretário de Educação, Vinícius Wu.

As ações foram organizadas pela Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional (SSPCA) e a pela Coordenação de Educação em Sustentabilidade, Esporte e Saúde (Ceses). Segundo o subsecretário da SSPCA, Thiago Risso, os eventos vão envolver alunos, professores e servidores das unidades que já retornaram, respeitando os protocolos de segurança sanitária.

“As escolas são locais privilegiados para a promoção de uma educação ambiental significativa e crítica. Através destas ações queremos contribuir para uma cidade sustentável a partir dos nossos alunos e de toda a comunidade escolar”, disse Thiago.

A programação conta ainda com o V Fórum de Educação Ambiental, um evento que terá debates e palestras diversas com objetivo de estimular a troca de ideias sobre a preservação do meio ambiente.
A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação já lançaram o Concurso Arariboia de Educação Ambiental. A iniciativa prevê que as escolas se envolvam na elaboração de projetos sustentáveis para serem desenvolvidos nas respectivas unidades. Dois projetos, um da Educação Infantil e um do Ensino Fundamental, serão premiados.