Cidades

Obras do Parque Orla, em Niterói, passam por vistoria

Obras do Parque Orla, em Niterói, passam por vistoria

As obras do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis foram vistoriadas na manhã desta quinta-feira (10) pelo prefeito de Niterói, Axel Grael. O Parque, que está sendo implantado pela Prefeitura de Niterói, contempla a recomposição vegetal da orla da Lagoa, abrangendo uma área de mais de 150 mil metros quadrados e a implantação de cerca de 10 quilômetros de sistema cicloviário ao longo de toda a orla, além de espaços para lazer e esporte. “Com esta obra, vamos permitir que os niteroienses desfrutem de uma das paisagens mais bonitas da cidade, com uma lagoa em franco processo de recuperação. O desenvolvimento econômico sustentável é um caminho sem volta e lideranças mundiais estão procurando potencializar essa tendência. É com esse foco que Niterói seguirá em frente, com investimento em áreas verdes e na drenagem sustentável”, destacou o prefeito.

Fotos: Berg Silva

Ao lado de Axel Grael na visita, o reitor do campus Niterói do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Almada, exaltou o trabalho de recuperação da região. “Passei boa parte da minha infância na região do Tibau e é fantástico ver essa possibilidade de renascimento da lagoa. O Instituto está sempre pronto para colaborar com o município de Niterói”, afirmou.

O Parque

A previsão é que todo o trabalho de implantação do Parque Orla esteja concluído em setembro de 2022. As obras do POP, que integram o Programa Região Oceânica Sustentável (PRO Sustentável), encontram-se em implantação, nas vertentes de infraestrutura verde e paisagismo, urbanização e edificações. Na primeira, estão sendo implantados os jardins filtrantes, que se constituem em ações inovadoras na linha de Soluções baseadas na Natureza, adotadas em países que vêm privilegiando a proteção do meio ambiente. Essas estruturas, além de comporem paisagisticamente o ambiente, tratam as águas dos rios e de escoamento superficial antes de aportarem à Lagoa de Piratininga.

Fotos: Berg Silva

Na segunda vertente, já foram iniciadas as obras para requalificação da via Chico Xavier e a implantação da ciclovia e caminhos de pedestre no entorno da Lagoa de Piratininga. Além disso, serão implantadas praças com equipamentos de esporte, lazer, mirantes e um centro ecocultural, na antiga área do Iate Clube de Piratininga.

A implantação do POP promete auxiliar no processo despoluição da Lagoa e permitir restabelecer novo equilíbrio socioambiental no entorno da Lagoa, e juntamente com os outros projetos integrantes do PRO Sustentável pretende colaborar para fomentar a atividade pesqueira na região, possibilitando a abertura de espaços multifuncionais com equipamentos de lazer para a população, áreas de contemplação e de aproximação da população com a Lagoa de Piratininga.