Cidades

Guardas municipais de Niterói recebem instrução sobre mediação de conflito escolar

Guardas municipais de Niterói recebem instrução sobre mediação de conflito escolar

Agentes da Guarda Civil Municipal de Niterói receberam, na última quarta-feira (09), instruções sobre mediação de conflito escolar. A capacitação foi promovida pela Secretaria de Direitos Humanos (SMDH), através do projeto da Rede Mediar. O encontro capacitou cerca de trinta e cinco guardas para um melhor atendimento às demandas das escolas do município.

Dirigida pela gerente da Rede Mediar, Joana Raphael, a capacitação ocorreu durante toda a manhã e teve direito a dinâmica de grupo. “Preparar, cada vez mais, quem trabalha na linha de frente nas escolas, em contato direto com as nossas crianças, é importante para diminuir alguns índices negativos como, por exemplo, o processo de evasão escolar. Nesse sentido, qualificar o serviço dos guardas na resolução de conflitos é fundamental, pois muitas vezes eles são os primeiros a chegar no local quando surgem problemas com alunos”, salientou Joana.

Nas palavras do coordenador de Patrulhamento Escolar, GCM Macedo, o encontro marca um importante passo na busca por uma equipe mais preparada no retorno às aulas. “Com o retorno gradativo dos alunos para nossa rede municipal de ensino é necessário agregar mais ao serviço de patrulhamento escolar. A ideia é que tenhamos profissionais cada vez mais qualificados para os novos desafios que o cenário de pandemia gerou”, pontuou Macedo.

Animado com os rumos do projeto de mediação de conflitos no município, o Secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, também compareceu ao treinamento. “Acho importante capacitar quem está na ponta, diretamente ligado ao conflito. A cidade de Niterói tem orgulho e muito respeito pela sua Guarda. A Rede Mediar veio para ajudar na mediação e resolução dos problemas e estamos muito contentes em trabalhar junto com diversos órgãos da prefeitura para melhorar o serviço prestado”, pontuou o secretário.

Rede Mediar

No dia 23 de março, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Niterói inaugurou o Espaço Mediar com a proposta de ser um local de referência para os cidadãos que buscam a solução de conflitos por meio do diálogo e da mediação de facilitadores capacitados. No Brasil, Niterói é um dos municípios pioneiros na implementação da mediação como Política Pública. A Rede Mediar tem como objetivo reduzir os registros de ameaça e lesão corporal dolosa, evitar a judicialização de litígios e contribuir para uma cultura de paz. O papel dos mediadores é ser imparcial, não opinar, não julgar e não determinar nada, mas facilitar o diálogo entre as partes envolvidas, utilizando técnicas que estimulam a comunicação e a superação dos conflitos. As reuniões no Espaço Mediar precisam ser agendadas com antecedência pelo “Zap da Cidadania”, no número (21) 96992-9577.