Cidades

Equipes do POP intensificam trabalho de comunicação com moradores do entorno da Lagoa de Piratininga

Equipes do POP intensificam trabalho de comunicação com moradores do entorno da Lagoa de Piratininga

O trabalho de comunicação social junto aos moradores do entorno da Lagoa de Piratininga tem sido realizado pelas equipes do PRO Sustentável e pelas que atuam nas obras do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis. A ação, que teve início com o processo de implantação do parque, é fundamental para o esclarecer a comunidade em relação ao andamento das intervenções e diminuição dos impactos locais provocados pela presença do canteiro de obras, operários, máquinas, alterações do trânsito, bloqueio de passagens, reconstrução de pavimentação, supressão de vegetação, sistemas de água e esgoto e drenagem, entre outros.

Coordenador das obras do POP, o arquiteto e urbanista Renato Esteban explica que o trabalho de comunicação é realizado diariamente, de porta em porta, transmitindo e elucidando dúvidas sobre as etapas das obras, as estruturas a serem implantadas no parque, o cronograma, os possíveis impactos e benefícios que o empreendimento trará para a comunidade e região, além de buscar ideias e soluções vindas dos próprios moradores.

“Estas obras oferecem grandes transformações locais e interferem drasticamente sobre o cotidiano da comunidade, a comunicação social, além de ter como missão a interlocução com a população diante estas intervenções, visa a compreender todo o cenário existente e gerir o processo de ambientação com novo contexto urbano, social e ambiental provocado pelas intervenções”, enfatiza.

Renato Esteban ressalta que todo trabalho é realizado pela equipe técnica da Unidade de Gestora de Projetos (UGP)/Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) em parceria com a Administração da Região Oceânica, através de profissionais especializados nas áreas de biologia, arquitetura e urbanismo, e engenharia, bem como com a participação da empresa responsável pela implantação da obra. De acordo com ele, além do trabalho porta a porta, também são entregues folders impressos e eletrônicos, foram instaladas placas informativas, além de publicações nas redes sociais.