Equipes do POP intensificam trabalho de comunicação com moradores do entorno da Lagoa de Piratininga - Niterói
Cidade

Equipes do POP intensificam trabalho de comunicação com moradores do entorno da Lagoa de Piratininga

O trabalho de comunicação social junto aos moradores do entorno da Lagoa de Piratininga tem sido realizado pelas equipes do PRO Sustentável e pelas que atuam nas obras do Parque Orla Piratininga (POP) Alfredo Sirkis. A ação, que teve início com o processo de implantação do parque, é fundamental para o esclarecer a comunidade em relação ao andamento das intervenções e diminuição dos impactos locais provocados pela presença do canteiro de obras, operários, máquinas, alterações do trânsito, bloqueio de passagens, reconstrução de pavimentação, supressão de vegetação, sistemas de água e esgoto e drenagem, entre outros.

Coordenador das obras do POP, o arquiteto e urbanista Renato Esteban explica que o trabalho de comunicação é realizado diariamente, de porta em porta, transmitindo e elucidando dúvidas sobre as etapas das obras, as estruturas a serem implantadas no parque, o cronograma, os possíveis impactos e benefícios que o empreendimento trará para a comunidade e região, além de buscar ideias e soluções vindas dos próprios moradores.

“Estas obras oferecem grandes transformações locais e interferem drasticamente sobre o cotidiano da comunidade, a comunicação social, além de ter como missão a interlocução com a população diante estas intervenções, visa a compreender todo o cenário existente e gerir o processo de ambientação com novo contexto urbano, social e ambiental provocado pelas intervenções”, enfatiza.

Renato Esteban ressalta que todo trabalho é realizado pela equipe técnica da Unidade de Gestora de Projetos (UGP)/Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) em parceria com a Administração da Região Oceânica, através de profissionais especializados nas áreas de biologia, arquitetura e urbanismo, e engenharia, bem como com a participação da empresa responsável pela implantação da obra. De acordo com ele, além do trabalho porta a porta, também são entregues folders impressos e eletrônicos, foram instaladas placas informativas, além de publicações nas redes sociais.

To Top